O projeto Coleta Externa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes) Regional de São Mateus arrecadou 45 bolsas de sangue em uma ação no município de Boa Esperança, no norte do Estado. A ação aconteceu no dia 14, mas informada pela Secretaria Estadual de Saúde no fim de semana. A próxima ação agendada será em São Gabriel da Palha no dia 16 de setembro.

As ações de coleta fora da sede do Hemocentro Regional de São Mateus acontecem para suprir a demanda de bolsas de sangue dos hospitais da região. A coordenadora da unidade, Vanilda Borges, explica que uma van é deslocada mediante solicitação uma vez por semana para fazer essas coletas externas.

A coleta em Boa Esperança foi feita por solicitação da prefeitura e realizada em uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do município. No dia, foram arrecadadas 45 bolsas de sangue de todos os fatores sanguíneos. Na semana anterior, o Hemocentro Regional também fez coleta no município de Nova Venécia a pedido da ONG Voluntários do Bem.

Leia também:   Saúde alerta sobre uso indiscriminado de medicamentos

“O Hospital Roberto Arnizaut Silvares usa de 300 a 400 bolsas de sangue por mês. Por isso, vamos uma vez na semana nos municípios da regional para buscar essas bolsas. Cada doação pode salvar até quatro vidas, porque também tiramos vários hemocomponentes delas, como plaquetas e plasma”, explicou a coordenadora do Hemocentro de São Mateus, Vanilda Borges.

 

Coleta externa e doação

A ação de coleta pode ser solicitada tanto por prefeituras e órgãos públicos quanto por ONGs e empresas. Para agendar uma ação de coleta é necessário ligar para o telefone (27) 3636-7920. Para os municípios do Norte, o contato é (27) 99863-9764 ou (27) 3767-7954. A solicitação também pode ser feita de forma online, pelo e-mail [email protected].

Leia também:   Bio-Manguinhos abre simpósio sobre futuro da produção de vacinas

 

GOTA DE VIDA

O aplicativo Gota de Vida, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) em parceria com o Hemoes, tem diversas funcionalidades sobre os requisitos necessários para ser um doador de sangue, além de ter uma interface parecida com uma rede social.

Pela plataforma, além de saber se é apto a doar sangue, o usuário também pode agendar a doação, verificar o estoque de cada tipo sanguíneo e acessar o mapa do Hemoes e hemocentros regionais. Depois de efetivar a doação, o cidadão também acompanha uma contagem regressiva de quando poderá doar novamente.

 

Foto do destaque: SesaES-Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here