A leitora Lenilda Alacriano Maria, de 43 anos, moradora da localidade de São Domingos, comunidade quilombola localizada em Conceição da Barra, procurou a Reportagem para relatar um drama que tem vivido após acidente envolvendo o veículo da família dela e um carro da concessionária Eco101.
De acordo com os relatos do pai dela, Ledriando Manoel Maria, de 69 anos, desde o dia 20 de abril de 2022, após terem o carro atingido por um veículo da empresa Eco101, no km-74,5 da BR-101, em São Mateus, a família tem enfrentado problemas de locomoção.
“Nesse dia estava voltando de Linhares. Tinha levado a minha filha [Lenilda] para fazer quimioterapia. Imagina todos esses dias ocupando os outros e me humilhando depois de ter o meu carrinho acidentado. Minha esposa fez uma cirurgia e nem pude levar ela para as revisões” – ressalta Ledriando.
Segundo Lenilda, o pai adquiriu o veículo justamente para facilitar a viagem até Linhares, para onde precisa se deslocar para fazer sessões de quimioterapia.
Lenilda enviou para a Reportagem cópia do Boletim de Ocorrência lavrado pela Polícia Rodoviária Federal com data de registro na noite do acidente. Ela detalha que o pai dirigia o carro, um Fiat Palio Fire, e precisou reduzir drasticamente a velocidade devido a retenção de fluxo feita pela Eco101. No entanto, o carro foi atingido na traseira esquerda por um veículo, uma VW Saveiro, pertencente à concessionária.
O BO descreve ainda que, “conforme constatações em levantamento do local do acidente e dos danos dos veículos, conclui-se que o fato principal do acidente foi ausência de reação pelo condutor da Saveiro, uma vez que aparentemente não verificou que o Palio reduzia a sua velocidade drasticamente em decorrência da retenção de fluxo à sua frente”.
EXIGÊNCIA DE TRÊS ORÇAMENTOS
São Mateus – Segundo Ledriando, após o acidente, o carro dele foi removido e colocado no pátio de um posto de combustíveis em São Mateus, onde permaneceu por duas semanas.
“Depois dessas duas semanas a equipe de uma oficina me pediu a chave e removeu o carro para lá. Até então eu pensava que tinha sido para resolver a situação, porém me orientaram a ligar para a ouvidoria [da Eco101]. Eles pediram três orçamentos de oficinas diferentes. Só que o carro não roda, está sem condições de uso. Outros profissionais não podem ir até lá fazer o orçamento, é politica deles. Nessa história já são quase três meses [sem carro] desde o dia do acidente” – frisa.
Ele destaca que atendeu os pedidos da ouvidoria da empresa como o envio de documentos pessoais, cópia do Boletim de Ocorrência. além do orçamento da oficina. “Não consigo enviar outros orçamentos que pediram porque o carro não roda. Eles jogam para um canto e outro e eu estou perdendo tempo e no prejuízo. Estamos indignados” – complementa.
MAIS PREJUÍZOS
Lenilda detalha ainda que o carro, pelo tempo que está parado, está se deteriorando a cada dia que passa, acumulando poeira.
ECO101
No início da tarde de ontem, a Reportagem enviou para a assessoria da Eco101 e-mail com pedido de esclarecimentos em relação ao acidente e de posicionamento da empresa sobre os relatos de Ledriando e Lenilda. A empresa respondeu logo em seguida afirmando que precisaria de mais tempo para apurar e enviar resposta. No entanto, até o fechamento desta matéria, às 18h, não foi registrado retorno com o posicionamento da concessionária.
Foto do destaque: Divulgação