Vitoria – O Governo do Estado do Espírito Santo está anunciando a distribuição de um milhão de máscaras faciais gratuitamente para a população da Grande Vitória. Estranhamente, o governo capixaba não anunciou nenhuma medida similar para beneficiar a população do interior. O foco governamental é a população usuária do transporte coletivo na Grande Vitória.

A distribuição de máscaras para os passageiros de ônibus da região metropolitana é sem dúvida uma boa medida. O que não se entende – e nem se admite – é a discriminação em relação à população do interior do estado, que também tem muitos usuários de transporte coletivo, especialmente em cidades maiores como Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Colatina e outras que também dispõem de sistema de transporte de passageiros urbanos.

Na verdade, o governo capixaba sempre discriminou a população interiorana quando se trata de transporte urbano de passageiros. Na Grande Vitória, o governo mantém uma empresa estatal, a Ceturb, para gerenciar todo o sistema de transporte urbano e inclusive subsidia o custo das passagens.

Leia também:   Ricardo Ferraço autoriza edital para construção de barragem em Mucurici

Já no interior, o governo está completamente ausente não só do gerenciamento dos serviços de transporte urbano como não oferece nenhum subsídio às passagens, ficando todo o custo nas costas dos usuários. E é sabido que a renda média da população do interior é menor do que a de cidades como Vitória, Serra ou Vila Velha.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a distribuição de máscaras faciais à população mais vulnerável é primordial. Mas a discriminação com o interior é intolerável e tem que ser revista pelo governo capixaba, até mesmo porque a Constituição Federal veda toda e qualquer forma de discriminação.

Investimento em máscaras supera R$ 3 milhões

O investimento está sendo feito por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Companhia Estadual de Passageiros (Ceturb-ES), que estão investindo R$ 3.390.000,00 para a aquisição de um milhão de máscaras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here