O governador do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande, se reuniu com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na tarde desta terça-feira (4), em Brasília. Entre outros temas, foi discutido no encontro a regulamentação da geração de energia eólica offshore, fonte de energia limpa que se obtém aproveitando a força do vento em alto-mar.

“Um trabalho importante que existe muitas demandas do Estrado do Espírito Santo, perspectiva de investimentos, especialmente para que a gente possa produzir hidrogênio verde. E é necessário que a gente faça no Espírito Santo um planejamento, um zoneamento da ocupação dessas áreas no mar. Isso tem que envolver o Ministério do Meio Ambiente, envolver o Ministério da Defesa, a Marinha, o Governo do Estado, universidade, Ifes. Vamos fazer um trabalho conjunto para que a gente possa desenvolver esse trabalho no Espírito Santo” – detalha Casagrande.

Na reunião, que também teve a presença do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e da secretária de Mudança do Clima, Ana Toni, o governador e a ministra abordaram o tema da atuação do Consórcio Brasil Verde, que representa 21 governadores consorciados, durante a COP 28 que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre novembro e dezembro deste ano.

Leia também:   Três morrem em acidente em Nova Venécia

Outro tema discutido, conforme Casagrande, foi a proposta de Lei sobre mercado de carbono, “que é fundamental para a gente financiar atividades relacionadas à preservação dos recursos naturais”.

 

Foto: Giovani Pagotto / Governo ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here