Destacando ser um sonho perseguido há quase 40 anos, o deputado federal Felipe Rigoni deu sinais claros de que a exploração da reserva de sal-gema, localizada no norte do Estado, pode estar próxima de acontecer. O parlamentar afirma que já conseguiu confirmar a intenção da Petrobras em conceder o direito de exploração e, agora, mobiliza a bancada federal capixaba para concluir o processo de concessão da reserva junto à Agência Nacional de Mineração.

“Se a gente conseguir isso, vai ser um golaço para os próximos anos para a região norte do Estado”, disse o deputado para uma atenta plateia de lideranças regionais durante o Fórum com Parlamentares da Bancada Federal realizado nesta sexta-feira (1°) pela Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor). Também participaram do Fórum o senador Marcos do Val, o deputado federal Evair de Melo e o deputado estadual Freitas.

Rigoni apresentou dados sobre a reserva de sal-gema. “A que tem aqui em Conceição da Barra, Vila Pavão e Ecoporanga, é 57% da reserva de sal-gema do Brasil, a maior da América Latina. Por que a gente não explorou até hoje? Basicamente porque teve uma intervenção política desde 1982 que não deixou ser explorado. Para se ter uma ideia, a maior parte da cadeia produtiva industrial do Sudeste e do Sul brasileiro pega sal-gema do Chile, sendo que temos uma reserva deste tamanho aqui” – frisou.

Leia também:   Ocupantes de moto morrem em acidente em São Mateus

De acordo com Rigoni, a reserva que existe no Rio Grande do Norte não dá conta do consumo brasileiro do produto. “É lógico que vai demorar um tempo para licitar, fazer licenciamento, mas são cerca de vinte cadeias produtivas industriais que se alimentam de sal-gema”, declarou.

 

Lideranças pedem barragem, política de preço do café e videomonitoramento rural

Presidente da Assenor, Natan Beltrame deu as boas-vindas aos parlamentares e explicou a importância de reunir os principais atores do desenvolvimento do norte do Estado com a classe política regional e parlamentares da bancada federal. O Fórum, realizado no auditório da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), foi dividido em três blocos. No primeiro, as lideranças regionais falaram das reivindicações prioritárias de cada entidade.

A presidente do Conselho de Segurança Pública dos Quilômetros, Ana Paula Martins Machado, destacou que uma das prioridades é investir num sistema eficiente de videomonitoramento da Região dos Quilômetros e demais localidades da zona rural que compreendem os municípios de São Mateus, Jaguaré, Boa Esperança e Nova Venécia.

Leia também:   Adolescentes são flagrados com moto roubada em São Mateus

Presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello pediu que os parlamentares se envolvam no processo de desburocratização da contratação de safristas e, também, mudança na legislação da energia fotovoltaica. Segundo ele, é importante também que os parlamentares lutem contra os cortes de subsídios da energia rural, além de descontos para irrigantes.

Presidente da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac), Erasmo Negris pediu aos parlamentares que debatam políticas públicas do preço do café. Ao deputado Da Vitória, que havia tido a presença confirmada no Fórum pela Assenor, ele disse que enviaria uma carta com solicitação para que mobilize a bancada capixaba para conseguir recursos para a construção de uma barragem de grande porte no Rio Cricaré.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here