A Força Aérea Mateense (FAM) existe sim. Trata-se de um projeto de extensão do campus de São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com o objetivo de fabricar aeronave rádio controlada não tripulada para participar de competição nacional, a SAE Brasil Aerodesign, que acontece de 3 a 6 de novembro, em São José dos Campos, em São Paulo.
Mesmo o projeto sendo vinculado ao Ifes, ao Curso de Engenharia Mecânica, podem participar estudantes de outros cursos de graduação, de instituição pública ou privada, de São Mateus e de outros municípios no norte do Estado. O projeto já tem 25 membros e foram abertas mais 17 vagas. As inscrições podem ser feitas de forma online até segunda-feira.
Integrante da equipe, Sara Stefanello Fischborn destaca que atualmente os estudantes estão aprendendo a parte teórica e conceitual para a fabricação da aeronave, para depois começarem a parte prática. Os novos integrantes acompanharão o trabalho de produção de relatórios e toda a parte prática de fabricação.
Os interessados em integrar a equipe precisam ter disponibilidade para participar das reuniões online ou presenciais que forem marcadas, incluindo os trabalhos de fabricação no laboratório no Ifes. “Aperfeiçoam a aplicação dos conhecimentos”, destaca Sara.
O projeto de extensão existe desde 2015 e aeronaves fabricadas no Ifes de São Mateus já participaram do SAE Brasil AeroDesign.
Competição propicia difusão e intercâmbio de técnicas
O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde a sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.
A competição é composta por três categorias distintas: Regular, Advanced e Micro, com requisitos específicos aplicáveis à cada uma delas. De maneira geral, a categoria Regular possui maiores restrições, enquanto as categorias Advanced e Micro dão maior liberdade de projeto às equipes.
As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: competição de projeto e competição de voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.
