Policiais Militares do 13º Batalhão iniciaram a Operação Harpócrates, na noite de segunda-feira (25), com ações em Guriri. Conforme detalha a Assessoria de Comunicação do 13º Batalhão, houve 21 autos de infração, um veículo removido ao pátio do Detran e oito Termos Circunstanciados de Ocorrência em virtude da contravenção penal de perturbação do sossego e da tranquilidade.

Ou seja, além das medidas referentes a infrações de trânsito, quem for flagrado com motos barulhentas pode responder ainda criminalmente. As ações foram lideradas pelo comandante do 2º CPOR, coronel Mário Marcelo Dal’Col, e também pelo tenente-coronel Jefson Coelho Correia.

A Operação Harpócrates foi idealizada em ação conjunta da Polícia Militar com o Ministério Público Estadual e tem como objetivo reprimir a perturbação do sossego e da tranquilidade em virtude da poluição sonora ocasionada por veículos com silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente, inoperante ou com escapamento esportivo de design diferente e produção de ruído superior ao dos originais.

O tenente-coronel Jefson destaca que a operação tem andamento por tempo indeterminado e as equipes das viaturas estão orientadas a abordarem os condutores de veículos que estejam irregulares, provocando barulhos. Além disso, no momento da abordagem são verificadas outras possíveis infrações relacionadas ao condutor e à motocicleta. Desta forma, o primeiro dia da operação chegou a 21 autos de infração.

Leia também:   Polícia Militar apreende cocaína e crack em São Mateus

Caráter pedagógico

O tenente-coronel Jefson Coelho Correia avalia o primeiro dia como de sucesso nas ações. O comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar salienta que o objetivo prioritariamente de caráter pedagógico.

Como exemplo, nove motos foram retidas, mas foi dada a oportunidade até o fim das ações de segunda-feira que os condutores regularizassem os veículos que apresentavam irregularidades. Sendo assim, oito não necessitaram serem removidos para o pátio credenciado do Detran.

 

Foto: 13º BPM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here