O cantor Zeca Baleiro finalizou a gravação dos dois boleros, Em Teu Silêncio e Tolo, do projeto O Luar de São Mateus. O CD é uma iniciativa de Jodette Guilherme Amorim, filha do compositor mateense Joel Guilherme, com o objetivo de eternizar as composições do pai, que completou neste ano 100 anos de nascimento. O lançamento do CD será feito no dia do aniversário de 474 anos de São Mateus, 21 de setembro, na tenda cultural da Exposama, das 19 às 21 horas, conforme adiantou Jodette.

Segunda ela, as gravações de Zeca Baleiro foram feitas em São Paulo. No entanto, ele quis conhecer o estúdio onde estão sendo feitas as demais gravações em Brasília, visita concretizada no dia 31 de agosto. “Mandamos a base para ele gravar em São Paulo. Ele gravou, chegou a mandar, mas disse que não estava satisfeito, que queria conversar com o Valerinho [produtor e dono do estúdio em Brasília]. Aí ele veio no dia 31, mas ninguém quis mexer, ficou lindo”.

Ela explica ainda foram feitos pequenos acertos porque a gravação que tinha ido para São Paulo originalmente tinha um tom um pouco diferente da voz de Zeca Baleiro, que é um pouco mais grave, mas essa correção também foi feita na capital paulista. “Aqui ele gravou para a gente, mas não foi mexido em nada na gravação que ele fez em São Paulo. Foi a que ficou valendo. Aqui foi mais para uma convivência, para ele conhecer o estúdio, o equipamento, porque o estúdio do Valerinho é muito bom” – elogiou.

Leia também:   Jovem é assassinado a tiros em São Mateus

Jodette disse ainda que nesta quinta-feira (6) ela recebeu a prova da arte da capa do CD, que também já está finalizada. “Está muito bom. Nós conseguimos gravar 18 músicas, são 16 faixas e uma tem três marchinhas” – frisou. Ela detalha que participará do lançamento do CD em São Mateus junto com outros cinco músicos de Brasília, incluindo os cantores Dhi Ribeiro e Marcelo Sena. “O Zeca Baleiro também chegou a pensar [vir a São Mateus], mas ele tem show no mesmo dia [21, Jacareí, São Paulo]. Aliás, ele é uma pessoa do bem, supersimpático”.

“Estou muito entusiasmada, bastante emocionada com o trabalho. Essa semana estou mal de tanta emoção, mas estou muito satisfeita, muito bom, todo mundo está gostando. O apoio de vocês [da Rede TC de Comunicações] é muito importante porque vocês, na realidade, abraçaram o projeto desde o início. Então isso é muito bom” – complementou.

Lira Mateense executará música tema do projeto

A Lira Mateense também está confirmada no lançamento do CD O Luar de São Mateus, com 18 composições do artista mateense Joel Guilherme, que será feito no dia 21, no aniversário dos 474 anos de colonização do solo mateense, durante a Exposama. De acordo com o secretário de Turismo, Cláudio Lins, a Lira Mateense executará a música tema do CD e considerada o hino não oficial do Município.

Leia também:   Polícia Militar detém foragido e apreende submetralhadora em São Mateus

Cláudio Lins lembra que a festa marcará ainda o centenário do nascimento de Joel Guilherme (21 de julho de 2018) e adianta a tenda cultural está sendo montada especialmente para o lançamento do projeto O Luar de São Mateus, além de acolher outras programações. “Estamos preparando uma festa bonita para acolher esta merecida homenagem”, frisou o secretário.

Cuidando de todos os detalhes do projeto em Brasília, Jodette Guilherme, filha de Joel Guilherme, informou que, paralelamente às gravações, a filha dela, que é fotógrafa profissional, produziu um documentário fotográfico. Outra novidade apresentada por Jodette é que ele está preparando algumas partituras e letras de Joel Guilherme para entregar a músicos mateenses que tiverem interesse no material. As partituras originais, ele pensa em doar para alguma instituição mateense, ou para o Clube do Choro, de Brasília, que segundo ela demonstrou interesse no material.

De acordo com ela, além de Zeca Baleiro, também participaram das gravações os músicos brasilienses Eduardo Rangel, que gravou a música O Luar de São Mateus, Silvino, Dhi Ribeiro, Teresa Lopes e Marcelo Sena.

 

Cláudio Lins destaca estrutura com dois palcos e tenda cultural

A estrutura para shows e apresentações culturais da Exposama contará com dois palcos e a tenda cultural. Segundo o secretário de Turismo Cláudio Lins, a estrutura manterá o mesmo nível da do ano passado e a expectativa é que a festa tenha um resultado ainda melhor. Ele adiantou que a área da festa, que está sendo montada no Bairro Park Washington, ao lado do aeroporto, terá ainda parque de diversões, praça de alimentação com um quitungo onde serão fabricados e comercializados o tradicional beiju mateense, além de área para vaquejada, estacionamentos e seguranças.

Leia também:   Operação em São Mateus prende suspeito de homicídio

Conforme a programação apresentada pela Prefeitura, a Exposama terá ainda a realização da 2ª Exponorte Rural e simpósio agrícola. As atrações gospel, Cassiane e Padre Alessandro Campos, se apresentam no dia 19, marcando o início das comemorações dos 474 anos de São Mateus. No dia 20, o mateense Carreta e Banda abre a programação de shows, seguida da apresentação da atração regional Flávio Ghomes. A noite terá ainda a atração nacional Silvano Salles. No dia 21, após o lançamento do CD O Luar de São Mateus, a festa continua nos palcos com Billy Darc e Thiago Brava. Dia 22 acontece o tão aguardado show de Amado Batista, além das apresentações de Caio Reis e Banda e Zé Felipe.

No domingo, pela manhã, está previsto um casamento comunitário na tenda cultural. Em seguida, a programação infantil traz os musicais Masha e Urso, Patrulha Canina, Moana e PJ Masks. E à noite, tem show de encerramento da Exposama de Humberto e Ronaldo.

São Mateus (ES) e Brasília (DF)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here