Composta pelos professores Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, candidato a reitor, e Sonia Lopes Victor, candidata a vice-reitora, a chapa 10 foi a vencedora da votação para reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo. Estudantes, professores e técnicos administrativos foram às urnas na quarta-feira (8). A apuração foi encerrada na tarde desta quinta-feira (9).

Eustáquio é professor do Departamento de Química e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro. Já a professora Sonia é do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais. A Ufes detalha que a chapa obteve 53,9%.

Duas chapas participaram da votação. Em segundo lugar, com 46,1%, ficou a chapa 20, composta pela professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Edinete Maria Rosa, como candidata a reitora, e a professora do Departamento de Serviço Social, Maria Lúcia Teixeira Garcia, como candidata a vice-reitora.

O processo consiste em uma pesquisa eleitoral na comunidade universitária, em formato paritário. Isso significa que a pontuação final de cada chapa é calculada somando-se os percentuais obtidos em cada segmento (estudantes, técnicos e docentes) multiplicado por 1/3, que é o fator de ponderação.

Leia também:   Polícia Militar detém foragido e apreende submetralhadora em São Mateus

De acordo com a Ufes, a votação teve a participação de 7.698 votantes num universo de 29.554 aptos a votar, ou seja, 26% participaram do processo eleitoral. Na separação por segmento, compareceram às urnas 67,60% dos professores, 66,76% dos técnicos e 19,79% dos estudantes.

A chapa 10 obteve 698 votos dos professores, 759 dos servidores técnico-administrativos e 1.933 dos estudantes. Já a chapa 20 obteve 487 votos dos professores, 448 dos técnicos e 3.201 votos dos estudantes. Foram registrados, ainda, 15 votos brancos e nulos entre os docentes, 29 entre os técnico-administrativos e 36 entre os estudantes.

Prazos

De acordo com o calendário eleitoral, o prazo para impugnação do resultado da pesquisa eleitoral vai até segunda-feira, 13. O relatório com o resultado final da pesquisa será enviado pela CCPE aos conselhos superiores da Universidade, para os encaminhamentos posteriores.

LISTAS TRÍPLICE

Após o resultado oficial da pesquisa eleitoral, a próxima etapa do processo sucessório é a votação de uma lista tríplice na reunião dos três conselhos superiores da Universidade: Conselho Universitário (CUr); Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho de Curadores.  A previsão é que ocorra em 11 de dezembro.

Leia também:   Procurado por homicídio e tráfico é preso no Espírito Santo

Integrante da Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral, Paula Bittencourt afirma que os “conselhos se comprometem a respeitar o resultado da consulta, colocando em primeiro lugar na lista os vencedores da pesquisa eleitoral”.

Essa listagem será então enviada à Presidência da República, cabendo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nomeação dos nomes que ocuparão a reitoria. A tradição é que o presidente nomeie a chapa vencedora, o que não aconteceu no processo anterior, no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro nomeou o terceiro colocado, o atual reitor Paulo Vargas.

O novo reitor e a vice-reitora da Ufes assumem a gestão da Universidade em março de 2024 para um mandato até 2028.

Diálogo

O candidato a reitor eleito afirmou que diálogo é a palavra neste momento. “Agora a gente vai se reunir, ajustar o nosso plano de trabalho e continuar conversando. Vamos conversar com a Administração, levantar os planejamentos que estão em andamento e seguir o que está dando certo. Vamos colocar o nosso estilo na gestão e seguir em frente”, destaca.

O professor Eustáquio adianta que o foco será nas pessoas, no ser humano. “Nosso compromisso é com a inclusão, com a acessibilidade, com a sociedade capixaba e com a sociedade brasileira. O foco da nossa gestão vai ser esse: efetividade, que é a qualidade dos serviços que nós prestamos, e afetividade, que é colocar as pessoas em primeiro lugar”, afirmou.

Leia também:   Jaguaré conquista título da Copa Prodnorte

 

 

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here