A equipe da Escola Municipal Almir Queiroz, do Bairro Cricaré, aproveitou o clima de Copa do Mundo para trabalhar o tema com os alunos do 1º ao 5º ano. A pedagoga Cintia Andrezza dos Santos Diamantino destaca que o projeto trabalha a criatividade dos estudantes com ênfase nas disciplinas de Arte e Educação Física.
Ela explica que o Projeto Copa no Qatar 2022 foi idealizado pelos professores Werlandy Rodrigues dos Santos (Arte) e Kaique Morais Souza (Educação Física).
“O objetivo é que as crianças possam participar de atividades corporais e artísticas respeitando seus próprios limites e os dos outros. Adotar atitudes de respeito mútuo e repúdio à violência, além de conhecer e valorizar a pluralidade da cultura” – afirma a pedagoga.
“A Copa do Mundo é um momento apropriado não só para a promoção do futebol, mas também para a divulgação da diversidade cultural dos países que dela participam. Compreender a unicidade do Planeta Terra, identificando as diferenças inerentes da diversidade de sociedades” – complementa.
De acordo com Cintia, o projeto está sendo desenvolvido com seis turmas do 1º ao 5º ano no turno matutino. “É muito gratificante ver o empenho, dedicação e o quanto os alunos aprendem sobre o tema trabalhado. Os professores se empolgam e o projeto toma uma dimensão maior do que foi esperado. Os alunos estão com o assunto Copa do Mundo na ponta da língua. Uma goleada de conhecimentos” – frisa a pedagoga.
TROFÉU DA COPA
Durante as oficinas de Arte, os estudantes confeccionaram uma réplica do Troféu da Copa do Mundo, usado desde 1974 em substituição à Taça Jules Rimet, que foi entregue permanentemente ao Brasil pelo tricampeonato mundial. O troféu dos alunos da Escola Almir Queiroz foi feito em materiais recicláveis e está exposto no mural da escola.
Foto do destaque: Divulgação