São Mateus – O Governo do Estado avança nas obras de construção do primeiro presídio de regime semiaberto de São Mateus. De acordo com a Secretaria Estadual da Justiça (Sejus) a obra está orçada em R$ 5,3 milhões e deverá ser entregue dentro de 60 dias, abrindo mais 120 vagas e desafogando o sistema prisional capixaba.

Nesta sexta-feira, o secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva, acompanhado do deputado estadual Freitas, realizou uma visita de inspeção às obras. A visita foi acompanhada pelos representantes do Poder Judiciário Estadual (TJES), da seção capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), da Cáritas Diocesana de São Mateus, do Ministério Público Estadual (MPES) e da ONG Semeando a Liberdade. O presídio para o regime semiaberto está sendo construído próximo à Penitenciária Regional de São Mateus.

“Fiquei muito feliz com o que vi. Dentro de 60 dias nós iremos concluir as obras para inaugurar o primeiro presídio semiaberto de São Mateus. E com isso, permitir que as pessoas privadas de liberdade cumpram todos os regimes aqui na cidade” – destacou o secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

O deputado Freitas elogiou o trabalho de Marcello à frente da Sejus e o carinho com a cidade de São Mateus. “Estamos nas etapas finais das obras do semiaberto de São Mateus. Nós já tínhamos o presídio provisório, já tínhamos o dos apenados e agora estamos concluindo o semiaberto dando a oportunidade ao detento de cumprir toda a sua pena aqui no município de São Mateus, ou seja, oportunizando a sua total ressocialização” – disse o parlamentar.

O juiz da 2ª Vara Criminal, de Execução Penal de São Mateus, Felipe Rocha Silveira, salientou que a nova unidade irá possibilitar que o interno ao progredir de regime, possa permanecer na cidade e cumprir o semiaberto mais perto sem a necessidade de grandes deslocamentos.

Também participaram da visita de inspeção o diretor da penitenciária, Flávio Ogione, a diretora adjunta, Aline Ozório, a Promotora de Justiça Blandina Irene Junqueira Gutmann, o advogado Marcelo representando a OAB, o ex-prefeito de São Mateus Laureano Zancanela, que é presidente da ONG Semeando a Liberdade, e Indiane Terra, da Cáritas Diocesana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here