Em reunião por videoconferência, representantes dos 14 municípios que integram o Consórcio CIM Norte decidiram que continuam suspensos os atendimentos presenciais na Unidade Cuidar Norte, instalada em Nova Venécia para atendimento regional.

“Durante a reunião ficou decidido, por unanimidade, que os atendimentos permanecerão somente via telefone. A decisão foi tomada por todos os gestores devido à situação da pandemia do novo coronavírus (covid-19) como medida urgente de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, necessárias para prevenção” – justifica o presidente do Consórcio e prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana, em mensagem enviada à Rede TC.

“A decisão de todos os prefeitos e gestores desses municípios busca, única e exclusivamente, a proteção da coletividade e a garantia do pleno respeito a integridade e dignidade das pessoas, famílias e comunidades. Os pacientes são pessoas do grupo de risco e precisam de todo o cuidado, permanecendo em isolamento neste momento” – argumenta o presidente.

O consórcio sustenta que a Unidade Cuidar Norte não fechará e que os atendimentos voltarão à normalidade assim que a pandemia acabar e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e o Ministério da Saúde se manifestarem em favor do retorno das atividades.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

CONTRATOS

Durante a reunião, ficou definido também que, assim que a situação voltar à normalidade, caso haja legalidade, serão adotadas medidas para recontratar os profissionais que foram desligados.

“O Consórcio CIM Norte/ES vai continuar prestando assistência aos usuários e apoio às equipes de saúde dos municípios. Os atendimentos continuam através de contato telefônico, preferencialmente aos usuários de alto e muito alto risco, por enfermeiros para os encaminhamentos necessários junto às unidades de saúde e médicos que serão contratados através de clínicas credenciadas para atender via telemedicina” – complementa a assessoria.

Os gestores também aprovaram reiterar o pedido de renovação do contrato junto ao Governo do Estado até 31 de janeiro de 2021, já que o atual contrato de programa que destina recurso para manter a Unidade Cuidar vence em 31 de julho de 2020.

OUTRAS UNIDADES

De acordo com o CIM Norte, outras unidades da Rede Cuidar também estão com as atividades suspensas no Espírito Santo, Linhares, Santa Teresa e Guaçuí. “Além disso, outros centros de especialidades, como o Núcleo Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus, também se encontram na mesma situação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here