A Escola Viva Marita Motta Santos realiza a Gincana de Revisão para o Enem de Ciências da Natureza. A ação pedagógica de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é desenvolvida pelos professores da área de Conhecimento Ciências da Natureza, Jane Victal (Biologia), Gilberto Scandian (Física) e Fernando Pessoa (Química), coordenados pela professora Pollyanna Barcelos. A gincana abrange alunos de terceira série do ensino médio e terá duas rodadas na semana que vem, na terça-feira (23) e na quarta-feira (24), 15h30 às 17h.

De acordo com nota enviada à Rede TC pela diretora Bruna Bonomo, além de oportunizar aos alunos momentos de revisão de conteúdos das Ciências da Natureza, a gincana é uma estratégia pedagógica de motivação às vésperas do Enem, que acontece em novembro. “Além de promover a excelência acadêmica a partir da aprendizagem dos conteúdos abordados, exercita os eixos e os princípios do programa Escola Viva, onde os estudantes, ao interagir entre si, são envolvidos em várias atividades que impactam positivamente em sua formação integral” – reforça.

A metodologia utilizada foi construída com a participação dos estudantes, onde cada turma foi dividida em três equipes, que foram definidas através de sorteio. Cada grupo coordena e organiza um dia de gincana e compete em outros dois dias. Cada equipe fica responsável pela elaboração de um banco de questões que serão utilizadas na gincana, composto por 60 de múltipla escolha (A, B e C), sendo 10 de cada conteúdo.

As perguntas podem ser adaptadas de versões anteriores do Enem e/ou vestibulares. Cada dia de gincana tem duração de duas aulas em horário escolar, no espaço do auditório, sendo organizada em três fases: primeira fase – perguntas e respostas, segunda fase – passa ou repassa; terceira fase – torta na cara, a mais descontraída. Os conteúdos programáticos abrangem citologia, ecologia, fisiologia humana, genética, mecânica, eletricidade, energia, cálculos estequiométricos, eletroquímica e concentração das soluções, entre outros. A professora coordenadora de área, Pollyanna Barcelos, relata que os estudantes e professores “estão amando a gincana” e percebe o desejo dos alunos de se envolver na solução das questões.

A diretora Bruna Bonomo Graciano, afirma que a gincana de conhecimento da área das ciências da natureza inova o formato das revisões para o Enem. “A competição ficou envolvente e despertou nos estudantes o protagonismo juvenil, que é intensamente estimulado no programa Escola Viva. Somado a todas estes impactos positivos, várias competências para o século XXI foram estimuladas em todo processo” – afirma.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here