A matéria eletiva que ganhou o nome Football: Um Mundo em Seus Pés envolveu trabalhos de ciências e tecnologia, saúde, vida familiar e social. Coordenado pela professora Quitilane Pinheiro, o projeto contou com parceria da professora da área de Ciências Humana, Andressa Colombo Barbosa.

Realizado no primeiro trimestre na escola de tempo integral Américo Silvares, no Bairro Vila Nova, a matéria eletiva teve culminância nesta semana com uma visita ao Centro de Treinamento do Nova Venécia.

Conforme a professora Quitilane, a ideia surgiu da necessidade de atender o projeto de vida dos estudantes que ilustraram o sonho de serem jogadores de futebol. “A proposta da eletiva foi orquestrar o futebol como fenômeno social a partir de um olhar histórico-cultural e o despertar do desejo em jovens aprendizes para viverem dessa profissão. E, melhor, qual direção deve ser tomada para a concretização do sonho” – frisa a professora.

No início do projeto, as crianças participaram de dinâmicas na Escola Américo Silvares com jogadores do sub-20 da Associação Atlética São Mateus.
Foto: Divulgação

Os estudantes participantes são da turma multisseriada com idades entre 12 e 15 anos. “O objetivo foi dar àqueles com menos condições de acesso ao esporte a oportunidade de conhecerem os inúmeros benefícios que o futebol proporciona e que vão além das conquistas como atleta. Também é o objetivo ajuda-los também na formação cidadã e desenvolvimento de habilidades, competências e valores tais como disciplina, trabalho em equipe, respeito à hierarquia, espírito esportivo, realizar sonhos e transpor obstáculos” – enfatiza.

Leia também:   Adolescente portando maconha é apreendido pela PM neste domingo em São Mateus

 

OUTRAS ATIVIDADES

De acordo com Quitilane, diversas outras atividades foram realizadas no período com os estudantes. Exemplo foi a comunicação efetiva com a Associação Atlética São Mateus que realizou um bate-papo com os jogadores do time sub-20 e com o técnico Jean Carlos D’Lemos.

“Esses diálogos potencializam o projeto de vida do estudante e os levam a compreender a relação entre o objeto e o sujeito, ou seja, futebol, atleta, ser humano” – salienta.

Um outro ponto alto do projeto citado pela professora Quitilane foi a aula intitulada Entre o Sonho e a Ação momento em que estiveram com os estudantes o técnico Jean Carlos, jogadores do sub-20 do São Mateus e o diretor da categoria de base do Nova Venécia, Nivaldo Ramalho.

Leia também:   Manual orienta alunos e escolas da Rede Pública Estadual sobre Programa Pé-de-Meia

“Após o diálogo com os profissionais sobre as vivencias e importância da disciplina, pontualidade, foco, necessidade de aprender a língua inglesa e outras orientações foi iniciada uma aula prática com o técnico Jean Carlos trabalhando as competências básicas de um jogador, acompanhadas por um olheiro” – ressalta.

 

Estudante ganha camisa  autografada por Richarlison

Quitilane detalha que a culminância da eletiva foi dividida em dois momentos. O primeiro foi uma exposição de fotografia e biografia dos jogadores Hernanny Araújo de Jesus, jogador do Botafogo e ex-aluno da escola Américo Silvares, Nathane Cardorini Fabem, mateense que é centroavante do Bahia, e Richarlison de Andrade, veneciano que atualmente joga no Tottenham e na Seleção Brasileira.

“A exposição As Vozes do Olhar, que aconteceu no espaço escolar no dia 10 de maio, teve o objetivo de apresentar, valorizar e reconhecer as produções realizadas pelos estudantes, considerando um momento de oportunidade para apreciação do trabalho que a eletiva desenvolveu no decorrer do trimestre. A exposição contou com a presença do sósia do jogador Richarlison, Danilo Salles” – reforça.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

Conforme Quitilane, o segundo momento foi a visita dos estudantes ao CT do Nova Venécia. Na oportunidade, eles dialogaram com integrantes da comissão técnica, jogadores da categoria sub-20 além de conheceram a história e dependências do clube.

Uma das culminâncias do projeto foi a entrega ao estudante Kalebe Sampaio Barros de uma camisa do Tottenham autografada pelo crack Richarlison, que é natural de Nova Venécia.
Foto: Divulgação

“Depois da visita, acontece um treino com estudantes e jogadores do sub-20. Depois, o aluno Kalebe Sampaio Barros foi presenteado, pelo engajamento escolar durante as dinâmicas da eletiva, com uma camisa do Tottenham personalizada com o nome do Richarlison e número 9. Ele mesmo enviou para ser entregue ao Kalebe” – complementa Quitilane.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here