Responsável pela distribuição de gás natural no Espírito Santo, a companhia ES Gás detalha que existe a possibilidade de ampliar a quantidade de indústrias e outras empresas beneficiadas com o produto em São Mateus. A estatal capixaba, por meio da assessoria, afirma que alguns projetos já estão em estudo, o que resulta em atrativo para a chegada de novos empreendimentos ao Município gerando expectativa de maior desenvolvimento econômico.

Fruto de luta social de lideranças mateenses, que ganhou força no jornal Tribuna do Cricaré, o city gate do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene) em São Mateus está apto a entregar até 280 mil metros cúbicos por dia (m³/dia) de gás natural à rede da ES Gás. Conforme destaca a Agência Nacional do Petróleo (ANP), é possível ampliar a capacidade de fornecimento de gás natural no Município, caso haja necessidade da operadora em decorrência da chegada de novas indústrias.

Essa perspectiva era prevista quando foi iniciada uma luta regional para que o Gasene, não apenas passasse por São Mateus, mas que houvesse um ponto de entrega para que o gás natural fosse um vetor de desenvolvimento regional.

Leia também:   Bombeiros capixabas já resgataram 270 pessoas no Rio Grande do Sul

PONTO DE ENTREGA

A ANP explica que, apesar do termo city gate ser utilizado de forma popular, a Lei do Gás e as regulamentações da Agência adotam o termo Ponto de Entrega para a instalação.

A ANP detalha que ponto de entrega ou de saída é por onde os gasodutos de transporte entregam o gás natural pelo transportador ao carregador ou a quem este venha a indicar.

Carregador é o agente que utiliza ou pretende utilizar o serviço de transporte de gás natural nas condições contratadas.

O gás natural tem várias aplicações, sendo as principais como combustível industrial, comercial, residencial e veicular. Dessa forma, pode e deve ser utilizado como importante fator de atração de novos empreendimentos para São Mateus.

Rede de distribuição de gás natural alcança mais de 19km em São Mateus

Com 19,2 quilômetros de extensão, a rede de distribuição de gás natural em São Mateus tem atualmente 26 ligações, atendendo uma indústria de maior porte, três pequenas indústrias, um posto de combustíveis, três hospitais, quatro padarias, dois supermercados, cinco restaurantes, duas lanchonetes, um shopping, um hotel e três edifícios residenciais.

Leia também:   Bombeiros capixabas passam a atuar em outros dois municípios no Rio Grande do Sul

A rede inicia nas proximidades do Bairro Aroeira, próximo ao gasoduto Cacimbas-Catú (Gascac), o Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), onde foi construído o ponto de recebimento. No local, a ES Gás recebe o produto da Petrobras, por meio da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), que chega ao ponto de entrega, chamado de city gate, onde tem pressão reduzida e passa pela odorização.

A distribuição segue em rede de aço carbono de 6 polegadas de diâmetro passando pela Avenida Dom José Dalvit, cortando os bairros Bom Sucesso, Ayrton Senna, Vitória e Santo Antônio, até encontrar-se com a BR-101. A partir deste local, o duto segue pela lateral da rodovia federal, sentido sul, até o Bairro São Benedito (Rodocon), onde está localizado o Polo Industrial de São Mateus.

No entanto, antes de seguir para a área industrial, o gás passa por uma estação de redução secundária (ERS), localizada entre os bairros Vitória e Santo Antônio. A partir desse local, surge uma nova rede de distribuição de baixa pressão que segue sob a Rua Costa e Silva e depois pela Rua Paulo Gélio de Oliveira, até encontrar-se com o duto de baixa pressão que segue pela lateral da BR-101 paralelamente ao duto de aço carbono.

Leia também:   Homem é assassinado no sofá de casa em Nova Venécia

Essa rede cruza a BR-101, defronte ao Bairro Vila Nova até o início da Avenida João XXIII e segue até próximo ao posto Mar Negro, adentrando aos bairros Boa Vista, Centro, Fátima, Dom José Dalvit, Sernamby, Carapina, Universitário e Aviação, constituindo assim toda a malha de distribuição de gás canalizado em São Mateus.

HISTÓRIA

A ES Gás recorda que a instalação do ponto de recebimento em São Mateus iniciou em 2012. A conclusão da rede de distribuição foi concluída em 2013. “Seus primeiros clientes começaram a consumir gás natural em setembro de 2014 –Panificadora Sabores, Restaurante Twister, Lanchonete e Confeitaria Arymas e Padaria Keyd. O primeiro edifício residencial foi ligado em 2018, a indústria Oxford em 2015 e o posto de combustíveis Ferrari em 2022” – detalha a companhia.

Foto de destaque: ES Gás/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here