Foto: Ales

O Plenário elegeu, por 24 votos a favor e 5 contra, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do biênio 2021-2023. O atual presidente, deputado Erick Musso, foi reeleito em uma chapa com a seguinte formação: Marcelo Santos como 1° vice-presidente; Torino Marques, 2° vice-presidente; Adilson Espindula, 1° secretário; Freitas, 2° secretário; Marcos Garcia, 3° secretário; e Janete de Sá, 4° secretário.

De acordo com a assessoria da Assembleia Legislativa, 29 deputados participaram da eleição que teve votação nominal. “Apenas a chapa encabeçada por Erick Musso foi registrada. Os seguintes deputados votaram contra a chapa: Fabrício Gandini, Iriny Lopes, Luciano Machado, Dary Pagung e Sergio Majeski. O deputado Theodorico Ferraço (DEM) não votou” – afirmou a Ales.

A sessão preparatória para a Mesa Diretora foi anunciada durante a sessão ordinária, na manhã desta quarta-feira (27), pelo deputado Marcelo Santos, que presidia a sessão.

EMENDA

Conforme a Assembleia, uma Emenda à Constituição aprovada nesta semana pelo Plenário permitiu a antecipação do pleito, que até então era realizado no dia 1º de fevereiro do 1º e 3º anos de cada legislatura. A Mesa eleita nesta quarta comandará a Assembleia Legislativa no período de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023.

GOVERNABILIDADE

No discurso após reeleito presidente da Ales, Erick Musso destacou que o Poder Legislativo manterá o apoio ao Executivo. “Nós vamos continuar dando estabilização e governabilidade ao Executivo. Quando o interesse público, a estabilização dos Poderes, o bem-estar das pessoas estiver à mesa, as divergências políticas e partidárias serão colocadas de lado” – afirmou.

Foto: Ales

VOTOS CONTRÁRIOS

Alguns parlamentares mostraram-se surpresos com a sessão preparatória. Antes de iniciar a votação, criticaram a forma como o processo eleitoral estava sendo conduzido. O deputado Sergio Majeski reclamou da falta de transparência. “Eu confesso que estou chocado. Eu nem tenho palavras para o que está acontecendo aqui. As pessoas não sabiam disso. Isso não é democrático” – protestou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here