Realizado pela primeira vez em 2023, o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública classifica São Mateus e outros 28 municípios capixabas em nível de excelência nestas duas áreas. De acordo com a entidade Espírito Santo em Ação, o objetivo do Selo, oferecido com o apoio da Transparência Capixaba, é reconhecer publicamente os municípios, que na visão da sociedade, se destacaram nos índices de transparência e governança no Estado, distribuídos em quatro categorias: Diamante, Ouro, Prata e Bronze.

Para ser elegível, os municípios necessitam ter classificação Ótima –correspondente a uma nota superior a 80 pontos– no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023 que teve seu resultado apresentado em setembro deste ano. Nesta avaliação, São Mateus obteve 83,6 pontos.
Foto: Divulgação

“A transparência de informações pelos municípios colabora para a promoção da democracia, além de promover uma maior participação da sociedade e o bom funcionamento da administração pública local. Para reconhecer os municípios do Estado que se destacam na qualidade da transparência e governança pública, o Espírito Santo em Ação, com o apoio da Transparência Capixaba, anunciou o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública, em evento remoto realizado nesta quarta (6)” – destaca a ong.

Para ser elegível, os municípios necessitam ter classificação Ótima –correspondente a uma nota superior a 80 pontos– no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023 que teve seu resultado apresentado em setembro deste ano. São Mateus obteve 83,6 pontos. A partir desta classificação, 29 municípios cumpriram todos os requisitos para o processo.

Leia também:   Município cede caminhonete para a escola agrícola de Nestor Gomes

Ao final da avaliação, 12 obtiveram o Selo na categoria Diamante, seis na categoria Ouro, quatro na categoria Prata e sete na categoria Bronze.

A avaliação mostrou ainda que todos os municípios aptos da categoria Diamante obtiveram quase nota máxima no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública.

A partir deste ano, o reconhecimento será realizado anualmente com base nos dados coletados pelo Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, elaborado pela entidade Transparência Capixaba. A metodologia utilizada na elaboração desse ranking é fundamentada nos princípios da Transparência Internacional–Brasil.

Nos itens foram avaliadas questões como políticas de dados, normas de proteção; plataformas disponíveis; transparência administrativa e governança; financeira e orçamentária; e comunicação, participação social e engajamento.

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here