LUCAS BOMBANA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um jogo eletrizante pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras conseguiu uma virada histórica contra o líder Botafogo, venceu o rival carioca por 4 a 3 no estádio Nilton Santos e diminuiu a distância na busca pelo título.
O jogo teve dois tempos completamente distintos. O primeiro foi todo dominado pelo time carioca, que abriu 3 a 0 ainda nos 45 minutos iniciais e parecia que havia definido a partida. Na volta para o segundo tempo, contudo, os papéis se inverteram, o jovem atacante Endrick, de apenas 17 anos, brilhou e conduziu o Palmeiras à virada, em um dos grandes jogos do campeonato.

Com o resultado, o Botafogo estacionou nos 59 pontos, enquanto o Palmeiras chegou aos 56, reduzindo a distância para o líder para apenas três pontos. O Botafogo ainda tem um jogo a menos, referente a partida contra o Fortaleza na Arena Castelão agendado para 23 de novembro, após a suspensão do confronto com o Athletico-PR por falta de luz no Nilton Santos.

Contando com o apoio de aproximadamente 34 mil torcedores em casa, o time carioca não tomou conhecimento da formação do técnico Abel Ferreira nos 45 minutos iniciais. O primeiro gol veio aos 20 minutos, em chute do meia Eduardo da entrada da grande área após cruzamento de Victor Sá. Embora a batida não tenha sido tão forte, a bola desviou no zagueiro Murilo e tirou qualquer chance de defesa do goleiro.

Leia também:   Botafogo supera lesão de Tiquinho e vence a primeira na Libertadores

Aos 29 minutos, Tchê Tchê ampliou com um golaço, ao acertar um chute potente de fora da área no ângulo esquerdo do arqueiro palmeirense. Weverton chegou a tocar na bola, mas não conseguiu impedir o segundo do Botafogo.

A primeira finalização do Palmeiras veio apenas aos 34 minutos, em falta batida por Raphael Veiga. Na jogada seguinte, em contra-ataque, o Glorioso ampliou. Júnior Santos conduziu contra-ataque até a entrada da área e tocou para Tiquinho Soares, que bateu cruzado para defesa de Weverton. No rebote, Júnior Santos fez o terceiro do Botafogo.
Na segunda etapa, o Palmeiras voltou bem melhor, com o garoto Endrick como principal destaque, enquanto o Botafogo não conseguiu repetir o bom desempenho do primeiro tempo. Logo aos 4 minutos, Endrick dominou a bola no meio de campo, avançou em velocidade em direção a área do Botafogo deixando quatro defensores para trás e bateu cruzado rasteiro para vencer o goleiro Lucas Perri e diminuir para o Palmeiras.

Aos 30 minutos da etapa final, o zagueiro Adryelson foi expulso pelo árbitro Bráulio da Silva Machado, após entrada dura no atacante Breno Lopes. O lance acabou se mostrando decisivo para o placar final. O Botafogo ainda teve um pênalti aos 37 minutos sofrido por Tiquinho Soares que poderia ter definido o placar, mas o atacante perdeu a oportunidade de ampliar, parando em boa defesa de Weverton.

Leia também:   Botafogo supera lesão de Tiquinho e vence a primeira na Libertadores

Na sequência, o clube carioca acabou punido com o segundo gol de Endrick, aos 38, em chute rasteiro da entrada da área. Aos 44 minutos, veio o empate. O argentino Flaco López, que havia acabado de entrar no lugar do zagueiro Luan, recebeu passe do zagueiro Gustavo Gómez dentro da pequena área e, sem marcação, finalizou de cabeça.

O árbitro deu nove minutos de acréscimo e, aos 53 minutos da segunda etapa, o Palmeiras conseguiu a virada. O zagueiro Murilo recebeu dentro da pequena área após cobrança de falta de Raphael Veiga e, sem deixar a bola cair no chão, bateu de direita no canto direito do gol botafoguense. “O Botafogo tem tudo para ser campeão, mas o Palmeira nunca vai deixar de correr atrás”, afirmou Endrick após o apito final.

Na próxima rodada, o líder pega o Vasco na segunda-feira (6), em São Januário. Na zona do rebaixamento com 31 pontos na 18ª posição, o Vasco enfrenta o Cuiabá nesta quinta-feira (2) pela 32ª rodada, na Arena Pantanal.

Leia também:   Botafogo supera lesão de Tiquinho e vence a primeira na Libertadores

Já o Palmeiras enfrenta o Athletico-PR, sétimo colocado, no sábado (4) na Arena Barueri. O Allianz Parque não poderá ser utilizado pela equipe por conta de um show no local relacionado ao GP de Fórmula 1 em São Paulo no mesmo fim de semana.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 x 3 PALMEIRAS
BOTAFOGO
Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Gabriel) e Eduardo (Danilo); Júnior Santos (Carlos Alberto), Victor Sá (Philipe Sampaio) e Tiquinho Soares. T.: Lúcio Flávio
PALMEIRAS
Weverton, Murilo, Luan (Flaco López) e Gustavo Gómez; Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos (Rony), Raphael Veiga e Piquerez; Breno Lopes e Endrick. T.: Abel Ferreira
Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Juiz: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistente 1: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Assistente 2: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS)
VAR: Rafael Traci (VAR Fifa-SC)
Cartões amarelos: Victor Cuesta,Tiquinho Soares, Tchê Tchê, Marçal, Marlon Freitas e Di Plácido (Botafogo) e Mayke, Gustavo Gómez, Artur e Rony (Palmeiras)
Cartão vermelho: Adryelson (Botafogo)
GOLS
Botafogo: Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos, aos 20, 29 e 35 minutos do 1T;
Palmeiras: Endrick, aos 4 e 38 minutos do 2T; Flaco López, aos 44 minutos do 2T, e Murilo, aos 54min do 2T

 

Foto: César Greco/Palmeiras

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here