Iniciado na quinta-feira, o trigésimo quarto Encontro Estadual dos Educadores e das Educadoras da Reforma Agrária do Estado do Espírito Santo termina neste sábado (9) em São Mateus. As atividades reúnem 200 participantes e acontecem no Centro de Formação e Capacitação da Agricultura Familiar (Cefocaf), localizado no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).

O tema é Educação em Movimento: Resistência na escola da vida, fortalecendo a Reforma Agrária Popular – MST-ES. Além dos educadores, participam de atividades educandos e responsáveis pelos educandos.

Assentada, educadora e diretora do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Espírito Santo, Fátima Ribeiro relata que alguns encaminhamentos do encontro já foram definidos. Ela detalha que dentre eles estão manter o ideal por uma escola dos assentamentos ligados à reforma agrária e a luta contra um termo de ajustamento da Gestão aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado, referente à educação capixaba.

Fátima frisa que o encontro tem o objetivo de compreender a realidade, a conjuntura educacional do Espírito Santo e do Brasil, além de ser uma oportunidade de confraternização e de troca de experiências dos educadores das escolas de assentamento, além de analisar se estão no caminho certo na proposta pedagógica.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

“Afirmar a escola da vida que nós propomos construir, afirmar a necessidade da reforma agrária no País e no Espírito Santo”, sustenta.

 

ATIVIDADES

No primeiro dia de encontro foram realizadas palestras sobre a conjuntura da Educação, além de ser aberta a discussão sobre a saúde mental dos educadores, sobretudo nestes tempos de pandemia.

Nesta sexta-feira, a discussão foi sobre a pedagogia e os instrumentos pedagógicos das escolas de assentamento, além de um balanço geral sobre as áreas de conhecimento. Estava programada para essa sexta uma noite cultural.

A definição dos encaminhamentos acontece neste sábado, com programação das 7h às 12h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here