A usina de reciclagem de entulhos UreSama tem perspectiva de abrir 60 vagas de empregos diretos e 30 indiretos com o início da operação, prevista para fevereiro de 2022. A fase de instalação no Polo Industrial de São Mateus, no Bairro São Benedito (Rodocon), está prevista para começar já neste mês de julho.

Secretário de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico de São Mateus, Hassan Rezende destaca que a Câmara aprovou e a Prefeitura já fez a doação do terreno para a instalação da empresa. O secretário afirma que o empreendimento está dentro da proposta do prefeito Daniel Santana “voltado ao meio ambiente e à geração de emprego e renda com sustentabilidade”.

A assessoria de imprensa da UreSama, gerida pelos mesmos empresários donos da UreSerra, que atua desde 2012 na Serra, relata que serão abertas 40 vagas de trabalho na fase de instalação da indústria em São Mateus. As vagas são para profissionais pedreiros e auxiliares, carpinteiros, motoristas e operadores de máquinas. Os interessados já podem enviar currículo pelo e-mail [email protected].

Leia também:   Homem é espancado em Braço do Rio
Na indústria, resíduos da construção civil poderão ser destinados para a produção de areia e brita recicladas. Foto: Divulgação

A empresa afirma que São Mateus é o primeiro município de fora da Região Metropolitana da Grande Vitória que passará a ter usina de reciclagem de entulhos. Além de rejeitos da construção civil, serão tratados ainda madeira, vidro, plásticos moles e duros, PVC, papelão e derivados do processamento do coco.Por exemplo, os resíduos da construção civil serão destinados para a produção de areia e brita recicladas. Restos de coco, por exemplo, serão transformados em compostos orgânicos.

Os profissionais contratados para operar em São Mateus passarão por intercâmbio na unidade de UreSerra para treinamento.

URESAMA

Diretor da UreSama, o empresário Douglas Mol aponta que, pontos viciados e aterros irregulares representam para o meio ambiente riscos de poluição do solo e do lençol freático. “E para as cidades, desperdício de terrenos e oportunidades de renda. São Mateus deve ser exemplo para outras cidades capixabas que precisam caminhar rumo à consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos” – destaca.

Projeto Cidade Empreendedora e sustentável avança no Município
O secretário Hassan Resende destaca que as tratativas com a empresa UreSama começaram em janeiro deste ano. Ele frisa que a instalação da usina de reciclagem de entulhos vai de encontro ao objetivo do prefeito Daniel Santana de uma cidade empreendedora e sustentável, de consolidação do Polo Industrial de São Mateus e de geração de emprego e renda.
Conforme detalha Hassan, atualmente o Polo Industrial de São Mateus conta com as empresas Oxford, Café Duarte e a sede da unidade do Sest/Senat, que está em fase de construção. Além destes empreendimentos, o secretário frisa que o Município está em tratativa com outras 15 empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here