Com tecnologia holandesa, a Brazilian Technology in Spice Sterlization (Technobras) é uma empresa de esterilização de especiarias que se prepara para instalar em São Mateus. O objetivo é atender a demanda da região, maior produtora de pimenta-do-reino do País, além de prestar serviços para todo o Brasil.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, um dos sócios da Technobras, Rolando Martin, afirmou que a empresa foi criada a partir da necessidade de atender as exigências fitossanitárias impostas pelos principais compradores de especiarias do Brasil, como Estados Unidos e Europa.

“A pimenta-do-reino brasileira se encontra em detenção automática nos Estados Unidos e Comunidade Econômica Europeia, principais compradores do Brasil. Com essas barreiras fitossanitárias, se fez necessária a implantação dessa unidade de esterilização em São Mateus, principal polo produtor de pimenta-do-reino do País” – reforça Rolando Martin.

Ele participou da sessão desta semana na Câmara de São Mateus, que aprovou por unanimidade o projeto de lei autorizando a Prefeitura a fazer a doação de terreno no Polo Industrial, localizado no Bairro São Benedito (Rodocon). Rolando Martin assinou o termo na tarde desta quinta-feira (19) e afirmou que, assim que obtiver as licenças ambientais iniciará as obras do parque industrial.

Leia também:   Aumento na procura faz preço do arroz subir em São Mateus

Líder do prefeito na Câmara, o vereador Kacio Mendes afirma que é importante a aprovação de projetos que trazem crescimento econômico para o Município. “Esses incentivos vêm partindo sempre do prefeito Daniel Santana, que tem deixado o gabinete aberto para que as empresas possam escolher o Município para a geração de emprego e renda. Isso é de suma importância, essa valorização e esses terrenos” – complementa Kacio Mendes, vice-presidente da Mesa Diretora do Legislativo Municipal.

 

Esterilização em vapor em alta pressão

O sócio da Technobras detalha que um sistema de esterilização em vapor em alta pressão será implantado na empresa. Ele explica que esse sistema extermina bactérias e fungos mantendo a qualidade original do produto. Rolando Martin salienta que não é necessária a utilização de qualquer produto químico, uma vez que o processo se dá somente pelo vapor d’água.

Leia também:   PRÊMIO TC EMPRESARIAL SÃO MATEUS 2024: Bento Venturim, presidente do Sicoob, é o Empresário do Ano em São Mateus

“A primeira fase do projeto esterilizará entre14.000 a 21.000 toneladas de pimenta-do-reino anualmente, trabalhando em dois ou três turnos. Porém, após ser instalada uma segunda unidade, o volume de pimenta esterilizada dobrará” – afirma.

 

GERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EMPREGOS

De acordo com ele, quando entrar em funcionamento, a esterilizadora empregará 55 funcionários diretos. “Porém, uma empresa deste porte proporcionará a manutenção no campo de uma força de produção com mais de 60.000 pessoas trabalhando com pimenta-do-reino, para exportação, em 15.000 propriedades rurais do Estado” – explica.

De acordo com Rolando Martin, o investimento inicial está estimado em R$ 20 milhões e a projeção é que a fábrica esteja pronta, e em operação, em um ano e meio. “As obras começarão assim que adquirirmos as licenças ambientais para a sua instalação” – reforça.

 

Grupo é formado por sete acionistas

Rolando Martin esclarece que a Technobras é formada por um grupo com sete acionistas. São eles: BLN Farmm LTDA (Grupo Soma); Saconni Agroindustrial Comércio e Exportação Ltda; Agrorosa Importação e Exportação Ltda; Stefenoni Interagrícola Ltda; Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel); Agrospice Comércio e Exportação Ltda; e CVP Agrícola e Pecuária Ltda.

Leia também:   Confraternização de portadores de fibromialgia nesta sexta em São Mateus

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here