Olhares atentos, muitas perguntas, surpresas a cada repartição e processos na elaboração do jornal. Um mundo novo de descobertas para os alunos de duas turmas do 2º ano do ensino fundamental da Escola Alternativa. Assim foi a visita de 39 estudantes ocorrida na tarde desta quarta-feira (10) à sede da Rede TC de Comunicações.

Alunos e professores foram recepcionados pelo Diretor Geral Márcio Castro, que, além de agradecer a visita, falou sobre a responsabilidade do jornal Tribuna do Cricaré com a informação nestes 40 anos de circulação ininterrupta, comemorados no dia 12 de janeiro.

A visita, guiada pelos repórteres Claudio Caterinque, Wellington Prado e Tatiana Milanez, foi acompanhada pelas professoras Bruna Soares Henriques, Edirlandi Lima, Vancleia de Amorim Dias e da supervisora Elisângela Oliveira de Souza Matos.

Em entrevista, a professora Bruna explicou que a visita é a primeira etapa de um projeto pedagógico envolvendo os estudantes do 2º ano da Escola Alternativa para a elaboração de uma espécie de jornal trimestral na unidade escolar.

Leia também:   Mutirão de manutenção em São Mateus avança para o segundo mês de implantação

Os estudantes, com idades entre 6 e 8 anos, conheceram os espaços fundamentais na elaboração do jornal Tribuna do Cricaré, como a Redação, a Editoração e a Gráfica. Fizeram perguntas e aprenderam sobre o processo de produção.

A professora Bruna detalha que o objetivo de trabalhar o tema jornal no ambiente escolar faz parte do projeto de resgate da história. “Estamos em um momento muito tecnológico e queríamos mostrar para as crianças como é feito o jornal impresso e outras formas de comunicação que temos e usamos nos dias atuais” – afirma.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

Ela explica que o projeto será concluído a partir da vivência dos alunos em sala de aula. “A ideia é mostrar para eles tudo aquilo que a gente for produzindo, como que se constrói um mini jornal. A vinda aqui [na Rede TC] foi para conhecermos o passo a passo para produzirmos na escola junto com eles. O projeto foi idealizado pelas professoras Bruna e Edirlandi. A cada trimestre vamos compartilhar os trabalhos realizados em sala de aula com as famílias através do nosso mini jornal” – frisa.

 

“É muito trabalho, pelo visto”

A estudante Isadora Werneck Cardoso, de 7 anos, é filha de Flávia Melgaço Werneck e Paulo de Oliveira Cardoso. Em entrevista, ela falou da impressão que teve durante a visita à sede da Rede TC de Comunicações.

Isadora Werneck Cardoso parabenizou a TC pelo trabalho “bem feito”.
Foto: TC Digital

“Achei muito legal e é muito trabalho, pelo visto. O jornal de folha [impresso] hoje em dia, é muito divertido, muito legal, mas também é bem trabalhoso e é muito bem feito. Parabéns!” – enfatiza.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

Ela ressalta que gostou mais da Gráfica, onde os jornais são impressos. “Não sei como funciona a tecnologia, mas é muito divertido”, frisa.

Filha de Fábio Fortes da Silva e Gracieli Vulpi, a aluna Lara Vulpi Fortes, de 8 anos, também se mostrou impressionada com o que viu. “Eu gostei de onde escrevem os textos [Redação]. Achei legal. Conheci como produz o jornal. Gosto de escrever e vou ler bastante jornal agora” – afirmou Lara, que fez questão de escolher o local para posar para a foto desta matéria: a Redação.

Lara Vulpi Fortes se mostrou impressionada com a Redação do jornal Tribuna do Cricaré.
Foto: TC Digital

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here