São Mateus: Evolução do número de casos de Covid-19

Continuam crescendo muito os casos de Covid-19 em São Mateus e no Espírito Santo. Dados do novo boletim emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e da Prefeitura apontam que nesta quinta-feira (14/05) São Mateus chegou a 83 casos confirmados, enquanto o Espírito Santo atingiu 5.815.

Como em 30 de abril o número de casos confirmados em terras mateenses era de 23, isso significa que apenas nos primeiros 14 dias de maio já foram registrados mais 60 casos, o que se traduz em um crescimento de 260,9% em menos da metade do mês.

Espírito Santo: Evolução do número de casos de Covid-19

Já o Espírito Santo registrava 2.688 casos confirmados em 30 de abril. Nesta quinta-feira atingiu 5.815, ou seja, mais 3.127 casos ou crescimento de 116,3% no período em análise.

Mesmo com um crescimento acima da média estadual neste mês de maio, São Mateus continua com um índice de casos confirmados em relação à população menor do que a média estadual.

Enquanto o Espírito Santo tem 1,45 caso confirmado para cada grupo de 1.000 habitantes, o índice de São Mateus é de 0,64 nesta quinta-feira. Ou seja, o índice mateense é menos da metade do índice estadual.

Leia também:   Coffees: Governo do ES marca presença na Semana Nacional do Café

 

Para melhor comparação, pode-se observar que a capital Vitória tem um índice de 2,86 casos confirmados por grupo de 1.000 habitantes, enquanto Vila Velha tem 2,54 e o município de Serra tem 2,23.

Linhares tem um indicador de apenas 0,40, enquanto Guarapari apresenta 0,74 e Colatina 0,69.

É muito bom constatar que o índice de casos confirmados em São Mateus por grupo de 1.000 habitantes está bem abaixo da média estadual.

Mas é muito preocupante, por outro lado, verificar que os casos cresceram 260,9% em apenas 14 dias.

O que resta evidente é que é precisa uma postura mais firme de todos os cidadãos no atendimento às medidas preventivas ao novo Coronavírus.

Defender a integridade da saúde de cada um não pode e nem deve ser tarefa apenas dos governantes, mas de todas as famílias, de cada pessoa.

As inúmeras campanhas públicas e privadas, bem como as exaustivas matérias jornalísticas, com certeza foram suficientes para que todos saibam as medidas necessárias de higiene e de isolamento social.

Leia também:   Inscrições abertas para maior evento de inovação do Espírito Santo

Já passa da hora de cada cidadão assumir sua própria responsabilidade e chamar para si a tarefa de cuidar de si, de seus familiares, alertar seus amigos e colegas de trabalho.

Também está na hora do cidadão, na qualidade de consumidor, cobrar de todos os empresários e lojistas o respeito às medidas recomendadas para funcionamento de seus estabelecimentos.

Não é aceitável ver funcionário de loja atendendo cliente sem o uso dos equipamentos de proteção individual, em especial a máscara facial.

Como não pode ser admitida a bagunça perpetrada pelo governo federal no atendimento à população carente nas enormes e desumanas filas na Caixa Econômica Federal.

É preciso, pois, que o Povo Brasileiro assuma para si a tarefa de vencer a batalha contra o Covid-19.

1 COMENTÁRIO

  1. Concordo em partes com a matéria, visto que é sim dever do cidadão tomar medidas protetivas a fim de evitar contaminação. Mas discordo, no sentido de entender que a gestão da cidade, na figura da prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde, precisam tomar atitudes emergenciais. Não basta apenas o cidadão se cuidar, se ele precisa ir trabalhar, visto que o comércio da cidade está funcionando, bem como outras atividades que não são consideradas essenciais. Sei que o setor empresarial clama socorro, bem como muitos trabalhadores que estão no ápice de ficarem desempregados. Contudo, da forma como o vírus está se propagando na cidade, por mais que os hospitais tenham se preparada para atender os pacientes com Covid-19, não haverá atendimento suficiente nestes e muitas pessoas terão a triste realidade de morrerem sem um atendimento médico. Tenho familiares na cidade e gostaria muito que iniciativas emergenciais fossem tomadas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here