O mês de janeiro encerrou com um saldo de 12 mortes por covid-19 em São Mateus, mesmo que tenha sido o período com o maior registro de casos de toda a pandemia, superando inclusive a quantidade de casos registrados em todo o ano de 2020. A Rede TC de Comunicações lamenta todas as mortes e se solidariza com os entes pelas perdas.

Em janeiro, São Mateus registra mais casos de covid-19 que todo o 1º ano da pandemia

Os dados apresentados no Painel Covid-19 do Espírito Santo mostram que todas as 12 mortes registradas em janeiro foram de pessoas com idade acima dos 50 anos. Três eram da faixa etária de 50 a 59 anos e nove com idade acima dos 60 anos.

Mas um dado preocupante foi apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o titular da pasta Henrique Follador, dos 12 óbitos, oito, ou seja, 66,66% eram de pessoas que não completaram o esquema vacinal. Dessas oito pessoas, ainda havia uma que havia tomado sequer a primeira dose de imunizante contra a covid-19. As demais quatro mortes, segundo Follador, foram de idosos debilitados.

Leia também:   Vítima de roubo em Nova Venécia relata aos policiais que foi obrigada a sacar dinheiro e comprar drogas

“A vacina é a proteção e a garantia para que as pessoas não desenvolvam a forma mais grave da doença e consequentemente possam evoluir a óbito. A vacina, eficiente, eficaz e segura, permite proteção às pessoas e a criação de uma barreira imunológica de proteção contra a covid-19. Agora, com a permissão e liberação da vacinação das crianças, os pais e responsáveis devem buscar os postos de vacinação para imunização dessa população de uma faixa etária muito vulnerável e que até o momento não tinha liberação da Anvisa para se vacinar. A população precisa fazer a parte que lhe cabe e levar as crianças para se vacinarem” – enfatiza Henrique Follador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here