BRUNO BRAZ
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Por trás da magia do “Ramonismo” há um estafe que já fala a mesma língua do treinador há tempos. Invicto no comando da equipe do Vasco com seis vitórias e um empate, Ramon Menezes apostou em uma comissão técnica afinada com seus ideais. Foi assim, por exemplo, que ele indicou o auxiliar Thiago Kosloski, seu velho conhecido.

E o treinador tem um clássico para comprovar seu bom momento. Neste sábado (29), às 19h, no Maracanã, o time cruzmaltino enfrenta o Fluminense, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Aos 39 anos, Kosloski fez as licenças B, C e PRO do curso de treinadores com Ramon e se formou junto com o comandante vascaíno.

“Eu conheço o Ramon já faz quase sete anos. Estudamos juntos desde a licença B da CBF. Fizemos quase todos os níveis juntos. E sempre nosso relacionamento foi muito bom, temos as mesmas ideias de futebol. Então, a afinidade foi muito rápida. Quis o destino que o Ramon caísse no mesmo grupo de trabalho que o meu, estreitou mais ainda a nossa amizade. E a gente sempre se falava. Cada um em seu respectivo clube, mas sempre trocando ideia e falando de futebol”, disse Kosloski.

Leia também:   Com ingressos esgotados, Vasco recebe Criciúma pelo Brasileirão

Ex-jogador, o auxiliar tem experiências no comando técnico em equipes da África, Austrália, Cazaquistão e foi vice campeão da Copa SP de 2015 como coordenador-técnico do Botafogo (SP). Segundo ele, o convite para trabalhar no Vasco veio pouco tempo depois de Ramon assumir o cargo.

“Quando o Ramon foi efetivado no Vasco, deu uns quatro, cinco dias e ele me ligou e fez o convite. Fiquei muito feliz, pois sei da importância e da responsabilidade que representa para o Ramon, pois é um ídolo do Vasco e uma pessoa que tem um carinho enorme pelo clube. Fiquei muito honrado com esse convite e de estar junto com ele nessa empreitada.

Graças a Deus, as coisas vêm acontecendo muito bem, temos uma sintonia muito legal e quem ganha com isso é o Vasco.”

Outro que se formou com Ramon e também foi puxado para ser seu auxiliar é Júnior Lopes, filho do coordenador técnico Antônio Lopes, multicampeão como treinador pelo Vasco.

“Nossa equipe de trabalho é muito boa. Conhecia o Junior nas licenças. Fizemos a A e a PRO juntos. Ramon também estava na mesma turma, temos uma sintonia muito legal. O Junior, além de ser um profissional muito competente, também é muito experiente, com passagens por vários clubes grandes. E o Ramon, quando me falou do convite ao Júnior, me deixou muito feliz, porque conhecia e sabia que seria uma peça muito importante dentro da nossa equipe técnica”, destacou Kosloski.

Leia também:   Com ingressos esgotados, Vasco recebe Criciúma pelo Brasileirão

Na avaliação do auxiliar, um dos segredos do sucesso do técnico Ramon Menezes até aqui no Vasco é ter feito os jogadores comprarem a ideia e o modelo de jogo que queria adotar na equipe.

“Quando o Ramon me fez o convite, rapidamente já procurei me aprofundar no elenco do Vasco, recebi os feedbacks do Ramon e ele sempre falou: ‘Thiago, o grupo é muito trabalhador, os caras são muito focados e querem vencer’. E pude constatar isso rápido quando cheguei. Trata-se de um grupo que trabalha muito forte, que não deixa se abalar pelos problemas, está sempre disposto a dar o máximo, e isso é muito difícil de você encontrar”, destacou.

Contra o Fluminense, o Vasco tentará manter a invencibilidade no Brasileiro. Em quatro jogos, foram três vitórias e um empate. Com dez pontos somados, o Vasco entra na sexta rodada atrás apenas do Internacional, com 12, na tabela de classificação.

Para isso, além da boa campanha no Brasileiro, a equipe vem motivada pela classificação na Copa do Brasil. Na quarta-feira passada (26), o time de Ramon venceu o Goiás na disputa por pênaltis após fazer 2 a 1 no tempo normal, em Goiânia.

Leia também:   Com ingressos esgotados, Vasco recebe Criciúma pelo Brasileirão

Para essa partida, o Vasco não contará com o volante Andrey, que está suspenso. O atacante Vinícius, diagnosticado com Covid-19, também está fora do clássico.

O Fluminense também vive bom momento. A equipe tricolor vem de vitória sobre o Athletico-PR por 1 a 0 na Arena da Baixada, resultado que levou o Tricolor ao sétimo lugar, com sete pontos. No meio de semana, o time de Odair Hellmann também avançou na Copa do Brasil ao marcar 3 a 0 sobre o Figueirense no Maracanã, com três gols de Nenê.

Para o clássico, o desfalque é o goleiro Muriel, contundido. Com a boa atuação diante do Athletico, Calegari ganhou a posição na lateral direita.

FLUMINENSE
Marcos Felipe; Calegari, Nino, Luccas Claro, Egídio; Yuri, Dodi, Michel Araújo, Nenê; Marcos Paulo, Evanílson. T.: Odair Hellmann

VASCO
Fernando Miguel; Yago Pikachu (Cayo Tenório), Ricardo Graça, Leandro Castan, Henrique; Fellipe Bastos, Carlinhos (Juninho), Benítez; Guilherme Parede (Yago Pikachu), German Cano, Talles Magno. T.: Ramon Menezes

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 19h deste sábado
Juiz: Braulio da Silva Machado (SC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here