O historiador Eliezer Nardoto esteve na Rede TC na tarde desta quarta-feira (27), a convite da Reportagem, para tomar conhecimento do interesse do armeiro de São Paulo, que se disponibilizou a vir a São Mateus estudar a espada encontrada no Rio Cricaré pelo mergulhador Beto Martins no dia 17. De acordo com ele, o interesse do maior especialista em armas militares da América do Sul demonstra que o artefato realmente pode ser um achado arqueológico histórico.

“Isso mostra que a gente está diante de uma peça importante para a história de São Mateus. Não estamos diante de uma banalidade. Agora, vamos tentar patrocínio para trazê-lo e fazer a pesquisa. Se for realmente confirmado, este pode ser o maior achado arqueológico da Batalha do Cricaré” – afirmou.

Eliezer ainda parabenizou a iniciativa da Rede TC em buscar um especialista no assunto. “O trabalho da Tribuna do Cricaré é de suma importância. Agradecer ao jornal pelo empenho, interesse pela busca da verdade, pelo resgate da histórica de São Mateus. Depois que a TC publicou, esse assunto teve uma repercussão grande, com muitos interessados me procurando, buscando informações. Isso mostra que o jornal tem interesse, é comprometido com a sociedade mateense”.

Leia também:   Polícia Militar apreende pistola após troca de tiros na zona rural de São Mateus

O historiador afirmou ainda que pretende buscar a iniciativa privada para tentar trazer o armeiro, principalmente em faculdades, indústrias, comércios e até produtores rurais. “Também pretendo comunicar à Família Imperial Brasileira, em São Paulo e Brasília, para que ela possa indicar algum outro especialista” – complementou.

Elizer Nardoto disse que a Marinha do Brasil também está analisando imagens enviadas por ele no dia 21 para a Assessoria de Comunicação da Capitania dos Portos do Espírito Santo. No entanto disse que, até esta quarta-feira (27), ainda não havia obtido resposta.

São Mateus–ES

Leia também: Espada achada no Rio Cricaré desperta interesse em principal especialista da América do Sul

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here