O escritor Eliezer Nardoto entrou em contato com a Rede TC para esclarecer que a restauração da capela do Cemitério do Centro está ocorrendo por iniciativa dele. Ele explica que entrou em contato com o secretário de Obras, Infraestrutura e Transporte, Valter Pigati, que autorizou a realização das intervenções. Da mesma forma, disse que acionou o pároco de São Mateus, padre Edivaldo Klipel, para os católicos assumirem a manutenção da capela.

“Aquela capela é da idade do monumento Igreja Velha, data da segunda metade do século 19, de 1860. Estava sem portas, o cupim havia tomado conta. As telhas vieram de Marselha, na França. Já vinha há alguns anos solicitando da Prefeitura a restauração. Procurei o padre Edivaldo e perguntei, se fosse recuperada, se a Igreja assumiria. Ele disse que sim. Então procurei vários amigos de São Mateus, arrecadamos dinheiro, compramos tinta. Abri uma conta na loja e o pessoal foi lá e deu dinheiro para ajudar a pagar, inclusive a mão-de-obra, com muito boa vontade, mutirão” – detalhou.

Leia também:   Servidores do Ifes não querem docentes e técnicos separados na negociação com o Governo

Eliezer afirmou ainda que, quando a restauração já estava em estado avançado, ele levou o padre Edivaldo ao local. Segundo ele, o pároco ficou encantado. “Ele doou mais tinta, que usamos para pintar o muro da frente, a fachada, do cemitério. É uma coisa fantástica. A obra mais importante é resgatar o sentimento de pertencimento da população”.

De acordo com Eliezer, na manhã desta sexta-feira, ao encerrar a missa na Catedral, está prevista uma procissão até a capela, onde acontece a reconsagração do local.

PIGATI

À Rede TC, o secretário Valter Pigati havia dito que as obras estavam sendo realizadas numa parceria do Município com a Igreja Católica. Pigati detalha que a Prefeitura ofereceu toda a logística de transporte de materiais e ainda forneceu madeira para a recuperação do telhado. Ele frisou que a capela ficará à disposição da população. “Qualquer cidadão que queira zelar pelo bem público é bem-vindo”, completou o secretário.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here