Em meio ao cenário de inconstâncias desde 2020, os indicadores da educação básica em São Mateus tiveram uma baixa nas escolas de todo o Brasil. E no Espírito Santo e São Mateus não foi diferente. Um exemplo foram os níveis de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa que não evoluíram neste período. Esses níveis são apurados por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com a Prova Brasil.

No entanto, para melhorar a aprendizagem nos anos iniciais e finais do ensino fundamental em São Mateus, a Secretaria Municipal de Educação está aplicando o plano de gestão elaborado em conjunto com as unidades escolares, pedagogos e Superintendência Regional de Educação.

De acordo com a secretária Marília Silveira, além do impactado provocado pela pandemia do novo coronavírus, em são Mateus houveram outros agravantes, como a greve dos professores e as fortes chuvas do final de 2022 que levaram a Secretaria de Educação a reorganizar o trabalho com os estudantes.

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“Os resultados do Idebes [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Espírito Santo] referente ao ano de 2022 foi de 2,0 nas turmas do 2° ano e de 2,5 nas turmas do 5° ano. A meta pactuada para 2023 é de 2,3 para o 2° ano e de 2,7 para o 5º ano. Já em 2024, as metas são de 2,6 para o 2º ano e de 2,9 para o 5° ano” – explica Marília Silveira.

De acordo com ela, a rede municipal de ensino planejou e aplicou, de maneira colaborativa com a Superintendência Regional de Educação, as reuniões de pactuação com os diretores escolares e pedagogos. “O próximo passo é reunir com professores, olhar para os resultados de cada unidade escolar e pensar quais são as potencialidades e os pontos de atenção para intervenção em casa escola. Em seguida, o gestor da Secretaria Municipal de Educação, pedagogo e diretor farão a revisão do plano a partir desses resultados” – observa.

 

Oficinas em pontos de atenção e formação pré-Ifes

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A secretária de Educação Marília Silveira explica que o Plano de Gestão Escolar é o plano de trabalho que cada diretor construiu de maneira colaborativa com a Secretaria e a comunidade escolar. Segundo ela, o objetivo é planejar e executar intervenções pedagógicas “que qualifiquem o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e consequentemente melhorem os índices de qualidade das escolas”.

De acordo com Marília, a Secretaria de Educação elaborou ainda ações como formação continuada de professores e pedagogos do ensino fundamental, uso do material estruturado do 1° ao 4° ano, uso do material estruturado Escola + nas turmas de 5° ano, execução de projetos pedagógicos interdisciplinares com material específico do 1° ao 9° ano e trabalho com as competências socioemocionais com material apropriado e acompanhamento psicológico.

“A partir do planejamento das metas das escolas, a Secretaria ofertará oficinas com base nos pontos de atenção das escolas que demandar e aplicação do Pré-Ifes no segundo semestre para as turmas do 9° ano por meio de aulões no contra turno escolar. Além de explorar o conteúdo do programa de ensino, potencializando o trabalho do turno regular, essas ações preparam os estudantes também para a avaliação do Saeb” – enfatiza.

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PREPARAÇÃO PARA O IDEBES

Uma outra proposta da Secretaria de Educação será dialogada junto com pedagogos. De acordo com Marília, trata-se do planejamento e aplicação de simulados preparatórios para o Paebes-Alfa, Paebes e Saebes, que são avaliações externas que contemplam respectivamente as turmas de 2°, 5° e 9° anos e servem como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo (Idebes).

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

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