Pensar em qual é o amanhã que queremos tem se tornado uma tarefa cada vez mais necessária na atualidade. As posturas, decisões e escolhas que fazemos no presente impactam diretamente o futuro que estamos construindo, e isso requer atenção: tanto as pessoas quanto as organizações precisam entender que o momento demanda uma mudança no modus operandi, ou seja, uma atuação pautada no respeito e no cuidado com o meio ambiente se quisermos garantir a nossa sobrevivência e continuar usufruindo de tudo aquilo que a natureza tem a nos oferecer.

Por muito tempo, o avanço da sociedade foi colocado no lado oposto ao da sustentabilidade, como se ambos não pudessem coexistir, o que levou muitas empresas a utilizarem os recursos naturais de forma desenfreada. Entretanto, um desenvolvimento econômico responsável e que está aliado diretamente aos ganhos socioambientais não somente é possível, como já vem sendo praticado. As cooperativas capixabas são uma prova disso.

Pautado em princípios e valores humanos, o cooperativismo é um movimento que se preocupa em construir um mundo melhor e um futuro com mais oportunidades para todos, o que passa obrigatoriamente pelo cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. Ao longo de todo o ano, as cooperativas desenvolvem projetos e ações que objetivam a sustentabilidade, seja ela econômica ou com foco no social e ambiental.

Leia também:   Reconciliação das Diferenças

Mas não para por aí: esse modelo de negócio tem se mostrado extremamente positivo e atraído cada vez mais pessoas por ter a responsabilidade como o seu combustível, permeando todos os processos. Como resultado, os produtos e serviços disponibilizados pelas cooperativas carregam valores e princípios únicos, além da garantia de que o meio ambiente, os recursos naturais e as pessoas foram balizadores de todo esse trabalho.

A construção do amanhã precisa começar agora, com as opções que fazemos enquanto cidadãos, enquanto sociedade e enquanto consumidores. Optar por organizações que sejam ambientalmente conscientes e ecologicamente atuantes é um bom começo. Escolhas individuais, quando somadas, são capazes de transformar o mundo e a realidade. Em conjunto, podemos ter um futuro em que o desenvolvimento não esteja apenas ligado aos números, mas principalmente ao bem-estar social e à qualidade de vida. Para isso, é preciso cuidar do nosso planeta, tarefa que demanda a cooperação de todos.

____

(*Carlos André Santos de Oliveira é presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-ES e superintendente do Sistema OCB-ES. É formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Empresarial.)

 

Leia também:   Reconciliação das Diferenças

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here