Para o Dia Mundial da Água 2023, celebrado nesta quarta-feira (22), a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu como tema Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo. Neste mesmo sentido, o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), René Michel Kherlakian destaca que “todos nós somos responsáveis pela água e convocados a evitar o desperdício”.

“A água é um bem de primeira necessidade, ou seja, é preciso usar com todo cuidado”, frisa. Ele acrescenta a necessidade de preservar os mananciais. “Você viu quantos desertos ao longo do globo terrestre estão aparecendo?” – questiona.

Diretor-geral do Saae de São Mateus, René Michel: “A água tem que ser preservada, sabendo usar não vai faltar”.
Foto: Divulgação

René reforça que a água é um bem de primeira necessidade e que os seres vivos não sobrevivem sem ela. “A água tem que ser preservada. Sabendo usar, não vai faltar”, reforça.

Neste cenário, René destaca a importância da conscientização da população para evitar o desperdício. Ele cita, por exemplo, pessoas que lavam o carro e, enquanto estão ensaboando o veículo, deixam a torneira aberta com a água sendo jorrada desnecessariamente.

“O desperdício é uma pena. A gente, graças a Deus, tivemos benefício do clima. Tem chovido. Os meses de novembro e dezembro tiveram chuvas intensa. Mas não é por isso que a gente vai desperdiçar. Temos que usar com consciência e não usar a água do outro” – enfatiza, refletindo que quando se desperdiça água, falta para outra pessoa. “Quando um ganha demais, pode ter certeza que vários estão perdendo”, compara.

 

Controle de vazamentos

Na questão do desperdício, o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), René Michel Kherlakian, pede que a população avise imediatamente à autarquia caso observe vazamento na rede de água. Os telefones para informar esses problemas são o 0800.723.1444 ou o 3313.1444.

“Todo mundo que liga, agradeço de coração, falo ‘muito obrigado’ porque está me dando a oportunidade de evitar o desperdício. Não conseguimos estar ao mesmo tempo em todos os cantos. Agradeço e digo que é parceiro” – reforça.

O diretor do Saae acrescenta que qualquer vazamento, seja na rede externa, no hidrômetro ou até mesmo na residência, pode gerar imenso desperdício de água.

Conforme disse, se uma torneira de casa não fecha direito e há gotejamento, a pessoa deve trocar para evitar o desperdício porque está perdendo água. “Todos nós somos responsáveis pela água. Se faltar água, quantas pessoas serão prejudicadas?” questiona, novamente.

Foto do destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here