Anualmente, no primeiro sábado de julho, é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data que reconhece a habilidade cooperativista de unir produtividade, cuidado com o meio ambiente e compromisso social.

Além de promoverem o desenvolvimento econômico, as cooperativas desempenham um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária ao contribuírem para o bem-estar das pessoas que vivem nas comunidades onde estão inseridas. Isso faz parte dos seus princípios.

Essa preocupação genuína com o presente e com o futuro levou a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) a definir como mote para a grande celebração mundial deste ano o tema “cooperativas pelo desenvolvimento sustentável”. Com isso, a organização traduz uma postura que o cooperativismo carrega em sua essência desde o seu surgimento.

Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-ES.
Foto: Divulgação

Um dos pilares mais importantes quando se trata de sustentabilidade é necessidade de a atividade empresarial proporcionar qualidade de vida para as gerações presentes sem que as futuras sejam comprometidas. Nesse sentido, o cooperativismo larga na frente, porque sustenta laços com o ESG – Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança) – antes mesmo da origem do conceito.

Leia também:   Reconciliação das Diferenças

Ao longo de todo ano, em paralelo com as suas atividades de negócio, as cooperativas realizam um grande movimento focado na responsabilidade socioambiental. Intitulado Dia de Cooperar, ou Dia C, essa rede de voluntariado registrou 4,7 mil ações no último ano em todo o país, beneficiando cerca de 2,2 milhões de pessoas.

Além disso, o modus operandi desse modelo societário já considera uma atuação pautada pelo respeito ao meio ambiente, uso consciente dos recursos naturais e processos de gestão e governança alinhados às melhores práticas de mercado. Todo esse conjunto de ações permite o desenvolvimento sustentável do próprio empreendimento e de todo o seu entorno, com justiça social, equilíbrio ambiental, inovação e viabilidade econômica, simultaneamente.

Portanto, onde há cooperação, há histórias transformadas. A celebração de mais um Dia Internacional do Cooperativismo espera reverberar a importância desse movimento para a construção de um mundo melhor, onde todos saem ganhando.

(*Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-ES.)

Leia também:   Reconciliação das Diferenças

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here