As comemorações do Dia da Consciência Negra neste ano acontecem na sexta-feira (18) no Sítio Histórico Porto de São Mateus a partir das 8h30 com café da manhã e cultura tradicional. A data é tradicionalmente comemorada no Brasil no dia 20 de novembro e foi instituída no calendário oficial do Município por meio da Lei 2.115/2022, que entrou em vigor nesta quarta-feira (9).

A lei institui ainda a Semana Municipal da Consciência Negra, que deve ser realizada durante o mês de novembro, além de comemorações nas escolas da rede municipal de ensino com atividades destinadas ao resgate cultural e debates sobre preconceito e discriminação racial.

No dia 18, às 8h30, acontece palestra com o advogado Homero Mafra com o tema Direito e Igualdade Étnico-racial. Ainda pela manhã haverá a solenidade de transferência simbólica da capital do Espírito Santo para São Mateus. A cerimônia deve contar com a presença da vice-governadora Jacqueline Moraes.

Também estão incluídas na programação a entrega do Prêmio Benedito Meia-Légua a personalidades negras que se destacam na promoção da igualdade racial, apresentações culturais com o tema Consciência Negra, do Centro de Referência da Juventude (CRJ) e show da banda Audácia D+.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

Durante todo o dia acontece ainda exposição de arte, mostra de artesanato, corte de cabelo, oficina de maquiagem e penteados afros. A área terá ainda brinquedos para as crianças.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here