Em continuidade às medidas desenvolvidas pelo grupo de trabalho que trata do transporte de rochas ornamentais no território capixaba, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou ao Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) as providências adotadas pelo órgão para coibir acidentes nas estradas. Em ofício, o Detran apresentou as informações solicitadas pelo MPES em relação à implementação do plano de monitoramento logístico de transporte de rochas ornamentais, conforme estudo apresentado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Foto: Reprodução

Em mensagem à Rede TC, o MPES relatou que instaurou procedimento específico para tratar do transporte de rochas ornamentais em todo o território capixaba. A partir da criação de um grupo de trabalho, em setembro de 2017, houve o reforço da atuação conjunta das instituições do setor, especialmente no controle e na repressão de irregularidades.

De acordo com o Detran, o plano de monitoramento logístico de transporte de rochas ornamentais foi integrado ao Projeto do Cerco Inteligente (implantação da Plataforma Tecnológica Integrada de Monitoramento veicular com garantia e suporte), que tem como partícipes o próprio Detran, as secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz), de Meio Ambiente (Seama), de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e de Governo (SEG).

O Projeto do Cerco Inteligente, diz o ofício, foi concebido para atender várias demandas da sociedade, incluindo balanças e câmeras especiais com inteligência artificial para controle de cargas perigosas como pedras, toras de madeira, produtos químicos ou grandes cargas.

“Ainda segundo o documento, uma vez que o sistema esteja operando simultaneamente entre todas as agências envolvidas, além de possibilitar a integração entre os participantes, vai gerar grande economia de recursos públicos e dotar o Estado com tecnologia que permite receber dados completos das áreas envolvidas”, detalha o MPES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here