Já está contratada e em processo de obtenção de licenciamentos a obra da primeira etapa do Contorno de São Mateus (ES-318), cujo trecho compreende da BR-101 até a Ilha de Guriri. A interseção da Rodovia do Contorno com a BR-101 é aproximadamente três quilômetros ao sul do Centro de Detenção Provisória (CDP).

O diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio de Freitas, relata que a previsão é de que essa primeira fase seja concluída em 870 dias após o início das obras, aproximadamente dois anos e meio. O investimento é de R$ 165 milhões.

Freitas afirma que a obra da Rodovia do Contorno já está contratada e em fase de obtenção de licenças ambientais.
Foto: Divulgação

O processo de licenciamento ambiental está tramitando no Iema e o decreto de utilidade pública do traçado já foi publicado. “Todas as pessoas que serão impactadas com possíveis desapropriações estão sendo contatadas através da Apia Engenharia”, acrescenta. O diretor-presidente do DER-ES espera que a obra possa iniciar em maio deste ano.

Freitas explica que existem duas etapas previstas para o Contorno de São Mateus. Um dos trechos é de cerca de 15 quilômetros, do km 6 da BR-381 (rodovia para Nova Venécia) até a BR-101 –três quilômetros após o presídio no sentido sul–, ainda sem previsão de contratação. A outra etapa, que está contratada e deve iniciar em maio segundo o diretor do DER-ES, é da BR-101 até a Ilha de Guriri.

O trecho que será construído nesta etapa é de 24 quilômetros. Freitas detalha ainda que na BR-101 será construído um viaduto com alças, já prevendo a possível duplicação da rodovia federal.

Da BR-101, a Rodovia do Contorno seguirá em direção à Rodovia ES-315, a Estrada do Nativo, onde terá uma rotatória de interseção. Então, o percurso segue três quilômetros na ES-315, fazendo o alargamento da ponte que existe sobre o Rio Preto.

 

Construção de ponte na SM-8

Após percorrer três quilômetros na ES-315, a rodovi

a seguirá sentido a estação de petróleo SM-8, onde será construída uma ponte sobre o Rio Mariricu com pista de mão dupla e acostamentos. Freitas frisa que a nova ponte ficará na altura ou até mais alta que a existente na Rodovia Othovarino Duarte Santos para permitir a navegação de embarcações.

A partir deste ponto, a Rodovia do Contorno seguirá até a Rodovia ES-010, a Estrada de Barra Nova, onde haverá uma nova interseção. A rodovia então flui no sentido norte por seis quilômetros até a Rodovia Othovarino Duarte Santos.

O projeto contratado também contemplará uma segunda ponte sobre o Rio Mariricu, ao lado da atual. Neste projeto, a ponte, que é o principal acesso à Guriri servirá para saída de veículos da Ilha e a nova para a entrada, construindo um binário na chegada do balneário.

Freitas relata que da BR-101 até a ES-010, a Rodovia terá largura de 14 metros, incluindo 2,5 metros de acostamento. Já no trecho na ES-010, a rodovia terá largura de 18 metros, incluindo multiuso e ciclovia.

Duplicação da Rodovia de Guriri em processo de licitação

Questionado sobre a conclusão da duplicação da Rodovia Othovarino Duarte Santos, onde são registrados congestionamentos frequentes em horários de pico, e ainda mais na alta temporada de Verão e em feriados prolongados, o diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, disse que as obras estão em fase de licitação.

Segundo ele, os envelopes já foram abertos e existem seis empresas classificadas, sendo a atual fase de análise dos documentos apresentados pelas concorrentes. “Dentro de no máximo 30 dias, provavelmente, estaremos conhecendo a vencedora desse certame para fazermos o contrato”, sustenta. A perspectiva é de que após a empresa ser contratada, a obra seja concluída em cerca de 30 meses.

Freitas frisa ainda que, como o DER-ES utiliza o modelo de regime diferenciado de contratação integrado, a empresa ganhadora terá a obrigatoriedade de apresentar também os projetos básico e executivo das obras. O investimento será de aproximadamente R$ 115 milhões.

 

Reinício da duplicação na Pedra D’Água

Em um projeto à parte da duplicação da Rodovia Othovarino Duarte Santos, Freitas relata que o processo de licitação para a duplicação da ponte no Bairro Pedra D’Água já tem empresa vencedora. A obra chegou a ser iniciada, mas foi abandonada após fortes chuvas do final de 2022 e início de 2023.

A partir desta ponte, a duplicação da Rodovia Othovarino deve seguir até o Centro de Vivência Amélia Boroto, em um trecho de 4,4 quilômetros. Feitas detalha que a duplicação no Bairro Pedra D’Água acarretará algumas desapropriações. O objetivo do DER-ES é que o tráfego no sentido à BR-101 siga pela Avenida Monsenhor Guilherme Schimitz. Atualmente o trânsito flui pela Rua João Evangelista Monteiro Lobato.

Segundo Freitas, o objetivo é que o motorista que entrar no Bairro Sernamby a partir da BR-101 sentido a Guriri passe pela Rua João Evangelista Monteiro Lobato e na lateral da Biquinha da Lilita, por um techo de via a ser construído, entrando em seguida na Rodovia Othovarino.

O investimento no prosseguimento da duplicação da Rodovia Othovarino será de aproximadamente R$ 115 milhões, contemplando ainda a conclusão da pavimentação asfáltica na ES-315, entre o Bairro Liberdade e o Bairro Pedra D’Água, com a construção de um viaduto na interseção com a Rodovia Othovarino.

 

Trecho desde o Mariricu até a área central do balneário será reabilitado

De acordo com Freitas, a rodovia entre a atual ponte do Mariricu e o centro de Guriri não será duplicada. O trecho tem 2,8 quilômetros e será reabilitado com faixas multiuso, ciclovia, passeio, baias e abrigos de ônibus e acostamento. O diretor-presidente do DER-ES, Freitas, avalia a estrutura como “muito bonita e moderna”.

Com os ônibus urbanos não ficando mais parados na pista, Freitas entende que já fará o tráfego fluir mais que o normal. Além disso, acrescenta que a segunda ponte sobre o Rio Mariricu dará a opção para quem entrar na Ilha, seguir para a Avenida Oceano Índico, desafogando ainda mais o trânsito na Rodovia Othovarino.

Outro ponto destacado é o projeto de macrodrenagem do balneário, no qual aponta que incluirá 40 quilômetros de pavimentação de vias em Guriri oferecendo melhor distribuição do trânsito.

Foto do destaque: DER-ES/Divulgação

 

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