A Defesa Civil Estadual registra em boletim extraordinário, às 6h desta terça-feira (29), que 25 municípios do Espírito Santo apresentaram problemas diante das intensas chuvas dos últimos dias. Há um total de 132 pessoas desalojadas e 62 desabrigadas. No entanto, o boletim frisa que dados ainda estão sendo levantados para serem atualizados.
Entre os dados que ainda não aparecem no boletim está de Jacupemba, Distrito de Aracruz, onde há relatos de ruas alagadas, após transbordo do Rio São José. Em Linhares, também foi registrado no início da manhã, alagamentos de ruas de diversos bairros da Cidade, entre eles Shell e Canivete.
Os registros da Defesa Civil Estadual sobre problemas após chuvas dos últimos dias são os seguintes, até as 6h desta terça-feira:
AFONSO CLÁUDIO
Telhado de uma residência desabou.
ARACRUZ
Muro de uma residência desabou na Cidade. Residências alagadas em Vila do Riacho. (Após o boletim, há relatos de alagamentos em Jacupemba).
BARRA DE SÃO FRANCISCO
Queda de poste, próximo a barragem de Everaldo Bianquini, onde córrego apresenta grande volume de água. Pastagens e estradas alagadas em Cachoeirinha de Itaúnas. Queda de muro no Bairro Vila Luciene.
CARIACICA
Parte de telhado de garagem desabou.
COLATINA
Casa foi atingida por deslizamento de terra no Bairro Colatina Velha. Alagamento de avenida no Bairro Carlos Germano Naumann. Desabamento de um muro nos fundos de uma residência na Rua Emilson Coutinho, no Bairro São Silvano.
ECOPORANGA
Queda de ponte de acesso do Distrito de Muritiba, em Ecoporanga, ao Distrito de Vila Pereira, em Nanuque. O Distrito de Vila Pereira ficou isolado.
FUNDÃO
Queda de um muro, atingiu parte de residência, no Bairro Campestre. Pontos de alagamento na Rua Beira Linha. Rio atingiu cota de inundação.
GUARAPARI
Queda de árvore chegou a interditar parcialmente a Rua Aylton Vieira.
ICONHA
Ponte interditada devido inundação em Cachoeira do Meio.
ITARANA
Propriedades chegaram a ficar alagadas em Bairro Limoeiro.
JOÃO NEIVA
Deslizamento de encosta na Avenida Hélio Guasti, no Bairro Monte Líbano. Afundamento de rua com queda de muro de contenção lateral do Rio Piraqueaçu, no Centro. Queda de blocos rochosos no pátio da estação de trem, no Bairro Piraqueaçu. Queda de muro de contenção, no Bairro Santo Afonso.
LINHARES
As comunidades de Brejo Grande e Monsara ficaram isoladas, com córrego transbordando e a água invadindo residências. A Prefeitura acrescenta que há alagamentos também em Pontal do Ipiranga e Povoação. Há relatos de alagamentos na manhã desta terça em diversos bairros da Cidade.
MANTENÓPOLIS
Houve transbordamento de um córrego de Santa Luzia atingindo uma residência.
MUCURICI
Equipe de vistoria foi ao local de uma barragem, em Assentamento Córrego da Lage, para averiguar possível risco de rompimento, o que não foi constatado por engenheiro do Incaper.
NOVA VENÉCIA
Diversos pontos de alagamentos foram registrados no dia 24, principalmente em Córrego da Serra. Uma barragem corre risco de rompimento.
PEDRO CANÁRIO
Pontos de alagamento no Centro, no dia 27, além de movimento de massa por próximo de residências.
PINHEIROS
Ponte danificada no limite entre os municípios de Boa Esperança e Pinheiros. Há caminhos alternativos. Estrada de acesso de Barra Seca à Fazenda Coppersanto.
SANTA LEOPOLDINA
Deslizamento atingiu parcialmente uma residência, no Centro. Duas edificações também foram interditadas. Interdição parcial de acesso ao Bairro Vila Nova.
SÃO MATEUS
Interdição de casas 48 casas na Avenida Cricaré, devido a risco de desmoronamento. Alagamento de ruas em Guriri.
SERRA
Chegou a ter pontos de alagamento na BR-101 e pontos de alagamentos em Jacaraípe, Queda de arvores e obstrução de vias em Mata da Serra, Manguinhos, Jacaraípe, Barcelona, Jardim Atlântico, Jardim Tropical, Chácara Parreral, Jardim Limoeiro e Carapebus. Queda de barranco com risco de desmoronamento de casa em Vista da Serra. Queda de árvore na rodovia ES-010.
SOORETAMA
Alagamentos foram registrados em estradas do Juncado, Juerana A e B. Risco de inundação na vila de Juncado e Barro Roxo. Rompimento de manilha e alagamento de casas;
VARGEM ALTA
Bloco rolou perto de casa.
VILA PAVÃO
Comunidades de Praça Rica e de Todos os Santos ficaram com vias alagadas, com risco de desmoronamento de residências.
VILA VALÉRIO
Uma estrada rural de acesso a Fátima, em Jaguaré, foi destruída, após aumento da vasão no Córrego do Tesouro. Algumas barragens foram danificadas.
ITÓRIA
Queda de árvores nos bairros São Benedito, Caratoira, Santo Antônio e Ilha das Caieiras.