Além dos efeitos causados pelo grande volume de chuvas dos últimos nove dias, há um novo perigo potencial deixando de prontidão o Município. De acordo com a Secretaria de Comunicação, em função das chuvas que estão caindo de forma quase ininterrupta e em volume acima da média nas regiões da bacia do Rio Cricaré, a Defesa Civil Estadual alertou para risco de inundação das áreas ribeirinhas, com a subida do nível do Rio Cricaré.

Conforme balanço apresentado pela Secretaria de Assistência Social na tarde ontem, em São Mateus há 35 famílias atendidas, 16 desabrigadas e 2 desalojadas.

Segundo a Defesa Civil Estadual, a situação já é crítica em municípios como Vila Pavão e Nova Venécia, por onde passam o Rio Cricaré e muitos córregos que alimentam o curso de água. “Toda a água que está caindo por lá vai ter que passar por aqui. Todas as equipes da Defesa Social estão em campo e estamos monitorando atentamente o Cricaré, na região do Bairro Porto e nos quilômetros” – alerta a Secretaria de Defesa Social.

Segundo a Prefeitura, além do Bairro Porto, o risco de inundação compreende também os bairros Maruim, Litorâneo, Cricaré, Cacique I, II e III, Jambeiro, Santa Teresa, Mariricu, Guriri, Pedra D’Água, Lajinha, Campo Grande e Barra Nova.

 

ESCOLAS

Além das secretarias de Assistência Social, Defesa Social e Obras, a pasta da Educação também está inclusa no alerta, tanto no que diz respeito à suspensão das aulas nas localidades citadas –caso haja inundações– quanto na seleção de escolas que servirão de abrigo para eventuais famílias desabrigadas.

Para essa finalidade, serão utilizadas as escolas Ayrton Senna, Guriri, Herinéia, Lilazina e Clarisse Fragoso, na área urbana, e Escola do Km 35, na Região dos Quilômetros.

 

PONTOS MAPEADOS

De acordo com a Secretaria de Obras, os pontos críticos, que podem trazer algum risco à população, são conhecidos, estão mapeados e sob monitoramento.

“Fique longe de locais de riscos. Em caso de deslizamentos, alagamentos e rachaduras acione a Defesa Civil Municipal, atendimento 24h via Whatsapp: (27) 99918-1122, ou 3763-1122” – destaca a Prefeitura.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here