Com previsão de mais chuvas volumosas neste final de semana, a Defesa Civil Municipal está mobilizada para atendimentos em casos de inundações e desmoronamentos de barrancos. A informação é da coordenadora Verônica Otto Drummond de Andrade. As chuvas começaram a cair em todo o Espírito Santo a partir da tarde de quinta-feira, com vendavais e destruição registrados nos municípios de Aracruz, Nova Venécia, Pancas e Vila Pavão.

Alagamento no centro de Guriri é problema crônico. Imagem: TC Digital

Em São Mateus as estações automáticas –do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Bairro Litorâneo, e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que fica em Guriri– registraram as fortes chuvas de quinta, entre 18 e 21 horas. A estação do Inmet apontou uma precipitação de 42mm. Já a estação do Cemaden registrou 48mm de chuva em Guriri, em três horas. O alagamento na área central do balneário assustou.

No entanto, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não registraram chamados por conta das chuvas de quinta. Verônica afirma que o único transtorno foram mesmo os alagamentos acentuados na área central de Guriri e em outras ruas do balneário. Ela pontuou que, na manhã desta sexta (3), caminhões-pipa já atuavam para drenar a água acumulada nas vias, além da atuação das bombas nas avenidas Governador Eurico de Resende e Esbertalina Barbosa Damiani.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

Verônica salientou que a Defesa Civil emite alertas e mantém plantão 24 horas para atender aos chamados. Ela frisa que os moradores de locais de riscos já estão sendo instruídos a procurar abrigos em locais seguros. Em caso de inundações, ou desmoronamentos, ela destaca que a Prefeitura já destinou dois locais para receber possíveis desabrigados e desalojados: o Ginásio Municipal Antônio Houri e um casarão no Bairro Porto.

TEMPO

Neste sábado (4), a Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém as condições de instabilidade em todo o Espírito Santo, conforme a previsão feita pela Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). “Previsão de pancadas de chuva a qualquer hora, com maior chance da tarde para a noite, em todas as regiões, com risco de temporais isolados”, complementa.

Já no domingo, o tempo segue instável, com previsão de pancadas de chuvas com trovoadas, com possibilidade de a chuva ocorrer de forma mais esparsa em São Mateus. O Incaper prevê tempo instável ainda na segunda-feira (6), porém com mais aberturas de Sol em todo o Estado, ar abafado e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here