O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) sedia nos dias 9 e 10 de fevereiro um intercâmbio científico nacional Darwin Day. O intercâmbio é promovido pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG) através da Regional Leste que envolve os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“A regional leste tem sede na UFMG [Universidade Federal de Minas Gerais] e eles nos concederam a honra de estar organizando” – reforça o professor titular do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Ceunes, Vander Calmon Tosta.

A programação faz parte de uma celebração mundial em homenagem a Charles Darwin, naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas.

O professor Vander Tosta ressalta que o intercâmbio contará com palestras e mesas-redondas onde serão discutidos vários aspectos modernos de genética e evolução.
Foto: Divulgação

O intercâmbio tem agenda extensa de atividades iniciando no dia 9, a partir das 8h, com previsão de encerramento por volta das 21h30, e no dia 10, desde às 8h e até as 17h50. Os interessados devem se inscrever no site www.e-inscricao.com/evolutio/darwinday. De acordo com o professor Vander, a capacidade de público no auditório do Ceunes é de 500 expectadores.

“Teremos aqui professores renomados na área científica, num total de 24 palestrantes nos dois dias. Entre eles estão o professor da UFMG, ex-presidente da SBG e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Fabrício Santos; o professor e pesquisador do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e secretário da Regional Leste da SBG Francisco Prosdocimi; o professor da Universidade Federal de Viçosa Lucio Antônio de Oliveira Campos; e o diretor presidente do Instituto Nacional Mata Atlântica, o professor Dr. Sérgio Lucena” – detalha Vander Tosta.

 

Palestras e mesas redondas sobre aspectos modernos da genética e evolução

 

O professor Vander Tosta ressalta que o intercâmbio contará com palestras e mesas-redondas onde serão discutidos vários aspectos modernos de genética e evolução. Serão tratados temas como Evolução e comportamento social, Evolução e o meio aquático, Evolução e Mata Atlântica, entre outros.

“Além disso, o intercâmbio contará com dois momentos especiais: Ciências no Bar, onde palestrantes convidados discutirão temas de genética e evolução no Pub Planet Rock Guriri com acesso livre ao público, e o Conversatório, onde palestrantes convidados debaterão o ensino de genética e evolução com professores do ensino médio de São Mateus e demais participantes do evento”.

O professor Vander destaca ainda a importância de o intercâmbio discutir genética e evolução. “As pessoas, muitas vezes, não têm uma compreensão da importância da genética e evolução na vida delas. Por exemplo, nós só conseguimos desenvolver vacina contra a covid de uma forma rápida nunca vista na ciência em menos de um ano por conta do conhecimento avançado que temos de genética e evolução” – frisa.

 

EXPOSIÇÕES

Durante o Darwin Day ocorrerá duas exposições científicas na biblioteca do Ceunes que estarão abertas a visitações de escolas públicas de São Mateus. Uma delas é a exposição Fritz Muller 200 Anos, da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica (SBPC), que homenageia o naturalista catarinense Fritz Muller, brasileiro que teve influência nos trabalhos de Charles Darwin.

O intercâmbio científico nacional de genética e evolução tem agenda extensa de atividades no Ceunes.
Foto: Altis/Divulgação

A segunda exposição trata-se do Museu da Vida, que trará a São Mateus parte do Museu da Vida da Universidade Federal do Espírito Santo que contabiliza mais de 100 mil visitações anuais.

 

PARCERIA

A Rede TC de Comunicações é parceria do intercâmbio científico nacional sobre genética e evolução, o Darwin Day, que acontece no Ceunes nos dias 9 e 10 de fevereiro.

 

Foto do destaque: Altis/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here