Durante a cerimônia de sanção do Projeto de Lei n° 2617, de 2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral nesta segunda-feira (31), o prefeito de São Mateus, Daniel Santana, e a secretária municipal de Educação, Marília Silveira, entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o livro contendo abaixo-assinado com 12 mil assinaturas pedindo a criação do curso superior público de Medicina, em São Mateus.

a secretária municipal de Educação, Marília Silveira, entregou o livro com o abaixo-assinado ao Presidente Lula. Foto: Divulgação

O prefeito também reivindicou ao presidente a transformação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) em Universidade Federal do Norte do Espírito Santo (Ufenes).

O Ceunes foi criado em 2005 por ato do Presidente Lula no seu primeiro governo, quando movimento popular liderou a mobilização pedindo a criação de universidade federal. Naquele momento, o Governo Lula criou o Ceunes, contendo atualmente 16 cursos de graduação, com 3.410 estudantes além de cinco cursos de mestrado com 165 alunos.

O prefeito Daniel Santana, além de integrantes da Associação de Ex-Alunos do Ceunes, há poucos dias entregou ao ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, durante a 1ª Festa da Colheita do Café da Reforma Agrária Capixaba, no Assentamento Vale da Vitória, em São Mateus, o pedido de criação da Ufenes a partir de desmembramento do Ceunes, e pela criação do curso de Medicina.

Anteriormente, durante audiência em Vitória para elaboração do Plano Plurianual do Governo Federal, também foi entregue pedido no mesmo sentido à ministra de Planejamento, Simone Tebet, e ao secretário-geral da Presidência, Márcio Macêdo.

LEIA TAMBÉM: “Vai dar certo”, diz Daniel sobre pedidos para Ufenes e curso de Medicina entregues a Lula

 

Foto de destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here