O prefeito Daniel Santana anunciou na tarde desta sexta-feira (8) que em breve o Município terá um Centro Municipal de Atendimento ao Autista. De acordo com o prefeito, o Centro funcionará no prédio do antigo Pronto Socorro, no Bairro Boa Vista, ao lado do Saae. A Secretaria Municipal de Comunicação adianta que a estrutura será equipada com materiais pedagógicos que vão facilitar aos profissionais especializados a aplicação dos tratamentos necessários.

Representante do Grupo Mateense Autista, Fábio do Nascimento, participou de reunião com o prefeito durante o anuncio do Centro.

De acordo com a Prefeitura, o projeto de reforma e adequação do prédio, assinado pela engenheira da Prefeitura Grasieli Ferreira, já está pronto e as obras serão iniciadas já no próximo mês. “Nos baseamos no Centro de Referência de Recife, que é um dos melhores do Brasil” – observa a engenheira.

O prefeito Daniel Santana disse que o Centro é resultado de parceria do Município com o governador Renato Casagrande e o deputado federal Da Vitória. O anúncio foi feito na tarde de hoje e contou com a presença do representante do Grupo Mateense Autista, Fábio do Nascimento, e da engenheira da Prefeitura, Grasieli Ferreira, que assina o projeto. Foto: Secom-PMSM/Divulgação

O prefeito Daniel Santana destaca que o Centro é “mais um resultado da parceria com o governador [Renato] Casagrande e com o deputado [federal] Da Vitória, que é coordenador da bancada federal em Brasília”.

Leia também:   Sesc São Mateus reforça coleta de doações do ES para o RS

Ele explica que o Centro “está nascendo a partir de uma política pública, de um olhar humano, voltado para quem mais necessita do poder público”.

Fábio do Nascimento, que junto com a esposa Patrícia Andrade é uma das referências na luta por políticas públicas para os autistas, disse que “é um sonho que está se realizando”.

 

ESPECTRO AUTISTA

“O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neuropsiquiátrica que afeta o desenvolvimento neurológico e o comportamento. É caracterizado por uma variedade de desafios sociais, de comunicação e comportamentais que podem variar em intensidade. O termo espectro reflete a ampla variação na apresentação e gravidade dos sintomas entre os indivíduos com autismo” – detalha a Prefeitura.

“Os sintomas do autismo geralmente se manifestam na infância, embora possam ser percebidos mais tarde, dependendo da gravidade. Alguns dos sinais comuns incluem dificuldades na interação social, dificuldades na comunicação verbal e não verbal, interesses restritos ou comportamentos repetitivos” – complementa.

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here