O Verão está aí e as altas temperaturas atraem milhares de pessoas para as praias. Mas, para curtir com tranquilidade esse momento tão esperado, é importante ficar atento para evitar acidentes, principalmente no mar.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os afogamentos são a terceira causa de morte acidental no mundo e representam quase 8% do total de mortes globais. “Infelizmente o risco é real. A maioria das mortes ocorre porque as pessoas ignoram os riscos, não respeitam seus limites pessoais e não sabem como agir nessas situações”, alerta a médica Gisele Abud, de São Paulo.

A profissional destaca que o afogamento ocorre, de forma geral, por asfixia decorrente da aspiração de líquido, que obstrui as vias aéreas –traqueia, brônquios ou pulmões–, ocasionando alterações das trocas gasosas, que levam a falta de oxigênio no sangue e, por consequência a acidez excessiva do sangue e fluídos corporais.

Para curtir a praia com tranquilidade, é importante ficar atento para evitar acidentes.
Foto: Divulgação

Estudo da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), aponta que a cada uma hora e meia, um brasileiro morre afogado e 90% dos óbitos acontecem em águas naturais, ou seja, rios, oceanos, represas, cachoeiras etc. Ainda de acordo com levantamento do órgão, homens morrem em média 6,7 vezes mais, sendo os jovens, de até 29 anos, as principais vítimas.

No Brasil, as principais causas de afogamento nas praias são a ingestão de bebidas alcoólicas –que alteram a capacidade de julgamento e resposta do banhista–, correntes de retorno –onde o banhista é puxado para dentro do mar–, depressão no fundo das praias e o impacto das ondas –onde o movimento forte da água arremessa o banhista para baixo.

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here