A 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de São Mateus tem registrado, neste mês de janeiro, até sete chamadas por dia para combater incêndios em São Mateus, Jaguaré e Conceição da Barra. Comandante da Companhia, o major Cristiano Sartório faz um alerta à população para evitar colocar fogo, seja em acumulado de lixo ou em áreas de vegetação, principalmente nesta época do ano.

“O mês de janeiro é quente e está sem previsão de chuvas significativas. Consequentemente, devido à maior exposição ao Sol, a vegetação fica desidratada. Com o clima seco, do jeito que está ventando, com o período diurno ficando mais longo, com 13 ou 14 horas de incidência de Sol, fica propício a queimadas” – explicou o major Sartório.

Major Sartório explica que o clima atual possibilita que os incêndios tenham proporções maiores, atingido reservas e outras áreas de proteção ambiental – Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Diante deste quadro, o comandante sugere à população a não colocar fogo porque, segundo frisa, facilmente perde-se o controle, podendo atingir reservas e outras áreas de mata, além de gerar fumaça que causa incômodo nas cidades. “Ao queimar o lixo a pessoa pode perder o controle e o incêndio tomar proporção gigante”, reforça.

Leia também:   Aumento na procura faz preço do arroz subir em São Mateus

Major Sartório lembra dois casos onde a colocação de fogo em folhagens gerou incêndios de grande proporção: em dezembro de 2015, em Itaúnas, e em março de 2016, em Sooretama. Ele cita que os casos atendidos neste mês de janeiro de maiores proporções aconteceram em São Mateus, Guriri e na região dos quilômetros, em Jaguaré e nas proximidades de Itaúnas, em Conceição da Barra. Na terça-feira (22), por exemplo, ele registrou um incêndio de pequenas proporções numa área de restinga em Guriri. De acordo com o comandante, as chamas foram controladas facilmente pelos bombeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here