A Secretaria Municipal de Saúde afirma que quatro pessoas, dois casais, que chegaram de viagem ao exterior recentemente, estão sendo monitoradas pelas equipes da Vigilância Epidemiológica de São Mateus. A enfermeira Perla Brumatti defendeu a necessidade deste monitoramento. “É somente um excesso de zelo que estamos tendo. Essas quatro pessoas não têm suspeitas de terem contraído o coronavírus” – frisa.

Secretário de Saúde Henrique Folador e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Perla Brumatti. Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

O secretário Henrique Folador pediu para que a população tenha muita tranquilidade neste momento. “Não temos nenhuma suspeita, nenhum caso notificado. É preciso tomar cuidados para não alarmar desnecessariamente a população, principalmente com fake news” – alerta.

Segundo o secretário, uma lista com os nomes dos moradores de São Mateus que estão em viagem ao exterior, em áreas endêmicas, será solicitada às agências de viagens do Município para que seja efetivado um acompanhamento. Ele explicou que a Secretaria deve entrar em contato com essas pessoas para preencher um questionário. O objetivo é fazer um monitoramento por 15 dias.

LEIA MAIS: Saúde pública e privada juntas em São Mateus para enfrentar ameaça do novo coronavírus

Leia também:   Polícia Militar detém foragido e apreende submetralhadora em São Mateus

IDOSOS E EMPRESAS

A enfermeira Perla destaca que 80% dos casos confirmados de coronavírus no mundo se manifestam na forma leve, em que o tratamento dos sintomas pode ser feito em unidades de saúde, ou até mesmo em casa, com isolamento do paciente e uso de máscara. Ela lembra que a parcela da população mais suscetível ao contágio é composta por idosos e portadores de doenças crônicas, que possuem baixa imunidade.

Por esse motivo, o secretário Henrique afirma que as equipes de saúde estão com as atenções voltadas também para o Lar dos Velhinhos, numa possível chegada do coronavírus à Cidade. Entre os cuidados, a enfermeira Perla indica lavar as mãos por 20 segundos com água e sabão e usar álcool em gel e máscaras.

Inclusive, Henrique disse que, se necessário, solicitará a instalação de aplicadores de álcool em gel no Centro Administrativo da Prefeitura e outras estruturas da administração pública, além da distribuição de máscaras e luvas de borracha. Ele orienta ainda que as empresas do Município façam o mesmo procedimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here