Começa nesta sexta-feira (23) a segunda edição do Festival Brasileiro de Pimenta Rosa em São Mateus. A programação técnica e cultural que prossegue até domingo (25) acontece na localidade de Nativo de Barra Nova.

A Secretaria de Comunicação desta que o festival é realizado numa parceria da Prefeitura com a Associação de Produtores e Extrativistas de Aroeira do Espírito Santo (Nativa), numa iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

“A parte festiva é no final de semana, mas na terça-feira e quarta-feira já aconteceram atividades: a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, e engenheira de alimentos, Maria Zanuncio, ministrou, na Comunidade, uma Oficina de Culinária para os associados, com aplicações da pimenta rosa, onde os alimentos produzidos foram expostos para degustação” – explica a Prefeitura.

A programação do Festival busca destacar o aspecto econômico da aroeira, ou pimenta rosa, e contempla temas relevantes, como a cadeia produtiva no Espírito Santo, projetos integrados para a produção, indicadores financeiros, manejo agroecológico e produção orgânica, indicação de procedência, ações de pesquisa e extensão rural, além dos benefícios do produto para a saúde e beleza.

Leia também:   Prefeitura busca eliminar lixão irregular no acesso ao Bairro Cohab

Dados do Senar apontam que desde 2012 o município de São Mateus é o maior produtor e exportador de pimenta rosa do mundo.

Presidente da Nativa, Reginaldo de Castro da Silva lembra que a Associação foi fundada em 2011 e atualmente possui a melhor pimenta rosa do mundo. O presidente destaca a mobilização para melhorar a cadeia produtiva.

 

SHOWS

Na programação artística predomina o forró. Nesta sexta-feira tem show com Christian Oliveira e Jadir dos Teclados. No sábado (24), as apresentações culturais ficam por conta da banda Black Fox, Pedrinho Show e Manoel dos Teclados. No domingo, shows de Wellington DJ e Musical Chamego.

 

VISITA TÉCNICA

No domingo, último dia do festival, a programação conta com uma visita técnica na sede da Associação de Produtores e Extrativistas de Aroeira do Espírito Santo coordenada pelo engenheiro agrônomo e consultor do Instituto Peroá, Paulo Radaik.

A área da Associação tem recente vitrine de plantas de aroeira e espaço de secagem onde ocorre o beneficiamento de pimenta rosa da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac).

Leia também:   Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora começa nesta quarta

 

PROCEDÊNCIA SÃO MATEUS

O Incaper e a Nativa atuaram com diversas entidades para o reconhecimento das Indicações Geográficas (IGs) para a pimenta rosa. Atualmente, aguardam as avaliações do laudo que atende às últimas exigências para a delimitação da área geográfica de produção da indicação da Procedência São Mateus para a aroeira.

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here