A festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora, em São Mateus, será aberta nesta quarta-feira (15). Os festejos acontecem até a próxima semana, com encerramento no dia 24 com Missa Solene presidida pelo vigário-geral da Diocese, padre Edivaldo Luís Klipel. Todas as missas acontecerão na Comunidade Santo Frei Galvão, no Bairro Jaqueline.
A coordenadora paroquial de Liturgia, Josilayne Gregório de Azerêdo, destaca que o tema deste ano é Com a Mãe Auxiliadora, somos convidados a viver como irmãos e irmãs, no caminho da oração e do amor. “O tema está em sintonia com as diretrizes da Campanha da Fraternidade deste ano e também com o ano da oração em preparação ao Jubileu que será em 2025” – frisa.
“Todos os dias da novena vamos refletir temas voltados para a Campanha da Fraternidade com oração. Esse caminho vai culminar na festa da Auxiliadora, que é no dia 24” – explica. Josilayne enfatiza que no dia 24 ainda haverá a participação de membros da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Pedro Canário.
A missa de abertura nesta quarta-feira começa às 19h30 com a presença da comunidade de São Cipriano, de Jaguaré, que fica responsável pela celebração. O padre Éder Vargas presidirá a missa e fará uma benção especial para as equipes de liturgia e catequistas.
Na quinta-feira (16), também às 19h30, missa com o padre Vagner Carini e presença das comunidades Sagrado Coração de Jesus e São Sebastião da Paulista. A benção será para os servidores púbicos e professores.
No terceiro dia da novena, na sexta-feira (17), a missa, no mesmo horário, será presidida pelo padre Patric Wanderley. As comunidades celebrantes são as seguintes: Nossa Senhora da Penha (Seac) e Santa Luzia (Sernamby). A benção será destinada a agricultores, coordenadores do conselho pastoral paroquial e Conselho Missionário Paroquial.
No sábado (18), dia de Vigília de Pentecostes, a programação começa mais cedo. A missa presidida pelo padre Edson Delfino inicia às 18h. Logo após, benção especial para as crianças, jovens, coroinhas, cerimoniários, estudantes e crismandos. As comunidades celebrantes são as seguintes: Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças. Haverá ainda show com o padre Edson.
PENTECOSTES
No quinto dia da novena, no domingo (19), na Solenidade de Pentecostes, haverá missa com o sacramento do Crisma, às 18h, presidida pelo Bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó. “Serão 72 jovens recebendo o sacramento [Crisma] no domingo de pentecostes” – reforça Josilayne. Presença das comunidades Santa Maria Madalena e Bom Pastor.
Na segunda-feira (20), a missa será presidida pelo padre José Carlos Silva, às 19h30, com as comunidades Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião (Estiva). Benção para os trabalhadores do comércio, da indústria e de serviços.
No dia 21, missa com a presença das comunidades Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, São Cristóvão e Santa Terezinha do Menino Jesus, às 19h30, presidida pelo padre Eliomar da Silva, que fará a benção aos idosos e motoristas.
Na quarta-feira (22), também às 19h30, missa com o padre Elder Miossi e participação das comunidades Divino Espírito Santo e Nossa Senhora da Saúde. Benção destinada aos ministros extraordinários de eucaristia e profissionais da saúde.
No encerramento da novena, na quinta-feira (23), missa com o padre Jonathan Rocha, também às 19h30. Benção especial para a equipe de dízimo e de limpeza das comunidades. As comunidades celebrantes são as seguintes: Santa Bárbara e São Benedito.
Festa de Nossa Senhora
A festa de Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 24, terá Missa Solene presidida pelo padre Edivaldo Klipel, às 19h. “Com esse momento de oração, esperamos que as nossas comunidades vivam em sinodalidade, que é o caminhar juntos, em comunhão, em participação, seguindo a missão que a cada um foi confiado. Cada dia é algo de fé a ser refletido. As festas nos ensinam a seguir os exemplos dos nossos santos de devoção. O objetivo de nove dias é esse: fazer essa preparação e abrir o coração para darmos o sim para a igreja. Esse é o caminho” – enfatiza Josilayne.
Foto do destaque: