O período com maior volume de chuvas em São Mateus ocorre entre os meses de outubro e fevereiro, conforme observa a secretária de Agricultura Paloma Pancieri. E para prevenir o rompimento de barragens e, consequentemente, maiores danos ao meio-ambiente e à população, os produtores que possuem barragens em suas propriedades estão sendo orientados a manter em dia a inspeção e manutenção das estruturas.

A secretária enfatiza que os produtores que possuem barragens devem realizar regularmente inspeções visuais, monitoramento da estrutura, manutenção de sistemas de drenagem, reparos em erosões, além de garantir a funcionalidade dos dispositivos de segurança.

Secretária de Agricultura de São Mateus, Paloma Pancieri afirma que as barragens no Município apresentam níveis de água dentro do aceitável.
Foto: Divulgação

“Esse tipo de ação é primordial para garantir a segurança do produtor e principalmente das demais pessoas e propriedades que estão a jusante [sentido da correnteza num curso de água] da sua barragem. Além de garantir o seu armazenamento de água” – frisa Paloma.

Ela ressalta que a negligência na manutenção pode resultar em sérios riscos, incluindo inundações, perda de lavouras, degradação ambiental, afetando inclusive vidas humanas e de animais.

“Através do prefeito Daniel Santana foi sancionada uma Lei que institui no Município o Programa de Barragens. Por meio dele, são construíras e reparadas barragens de terra. E no período de chuvas, deixamos maquinário à disposição para atender as demandas necessárias para evitar desastres” – afirma.

Leia também:   Aulas de jiu-jitsu ajudam autistas a desenvolverem habilidades e interação, aponta professor

De acordo com Paloma, mesmo com o atual período de estiagem no Município, considerando o volume de chuvas do final do ano passado e no início deste ano, as barragens em São Mateus ainda apresentam níveis de água dentro do aceitável, não registrando problemas de escassez hídrica no campo.

Foto do destaque: TC Digital

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here