A pandemia do novo coronavírus agravou a situação dos bancos de sangue em todo o Brasil, conforme já alertou o Ministério da Saúde. Em São Mateus, não foi diferente. Tanto que, desde que começaram a surgir os primeiros casos no Município, a quantidade diária de doadores caiu pela metade, segundo análise feita pela diretora do Hemocentro de São Mateus, Vanilda Borges.

A diretora Vanilda Borges explicou que o ambiente do Hemocentro é seguro e que todos os profissionais estão usando os equipamentos de proteção, como máscaras.

De acordo com ela, o normal é receber 20 doadores por dia. Com a pandemia, as doações chegaram a 10. No entanto, mesmo com os estoques baixos e número reduzido de doadores, ainda é possível suprir as necessidades do Hospital Roberto Silvares, por exemplo. Porém, em caso de urgência, pode até faltar sangue, se os estoques estiverem baixos.

Com isso, o Hemocentro de São Mateus, além das várias campanhas, iniciou também o atendimento por agendamento. Vanilda explica que o doador pode ligar para o telefone 3767.7954 e agendar o atendimento entre 7h e 12h20. Ela afirmou que o Hemocentro pode atender um doador a cada 20 minutos.

Segundo a diretora, também foi feita uma parceria com uma empresa de transporte por aplicativo na Cidade. Além dos motoristas serem orientados a doar, eles também podem transportar os doadores sem custo.

Leia também:   Homem é flagrado empurrando duas bicicletas furtadas

 

Vanilda salientou que está sendo fechada uma parceria com a 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de São Mateus para uma campanha de doação de sangue com os militares da corporação.

A diretora explicou que o ambiente do Hemocentro é seguro, que todos os profissionais estão usando os equipamentos de proteção, como máscaras, e adotando todos os procedimentos de desinfecção, como o uso do álcool em gel. Além do mais, os doadores são orientados a também usarem máscaras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here