O Conecte, congresso que busca fortalecer a conexão entre saberes, realiza a 12ª edição neste ano em São Mateus. As ações começam a partir das 8h deste sábado no Centro de Vivência Amélia Boroto onde as clínicas Med Imagem, Cedim e Salles realizam atividades relacionadas à campanha sobre o tema Outubro Rosa.

Também acontece uma roda de conversa e atividades com a Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória (Assobrafir) no Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc). Também acontece uma roda de conversa e atividades com a Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória (Assobrafir) no Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc).

Coordenador dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, o pró-reitor do Univc, professor José Roberto, destaca que o Conecte é um congresso acadêmico científico que envolve os dois cursos, referindo-se a todo o acervo que é produzido atualmente em relação a artigos científicos e ao que há de mais moderno e inovador na área de saúde.

De acordo com ele, na segunda-feira (9) haverá uma mesa redonda, a partir das 19h, no auditório principal do Univc. Ele ressalta que todos os profissionais de saúde, estudantes do terceiro ano e outras pessoas que queiram aprender sobre as profissões de educador físico e fisioterapeuta, estão convidados a participar.  

José Roberto explica que o congresso segue na terça (10) e quarta-feira (11) com minicursos ministrados por ex-alunos do Univc que atuam nas áreas e que ministrarão aulas aos acadêmicos dos respectivos cursos.

Ele ressalta ainda que os acadêmicos devem fazer inscrição prévia. As aulas ofertadas são de Fisioterapia, nas áreas de Terapia Manual, Voleibol, Futsal, Forró Pé de Serra, Fisiologia do Exercício e Personal Trainer.

“A gente espera que esse Conecte seja o maior que nós já realizamos. As pessoas estão realmente mais dispostas a conhecer novas temáticas dentro dessas áreas. Vamos fechar inclusive com a cerimônia do jaleco que é um rito de passagem onde os alunos que iniciam o curso de Fisioterapia recebem um jaleco que demonstra que são profissionais de saúde” – salienta.

“O objetivo é demostrar que a saúde está organizada no sentido de debater os temas mais atuais. São Mateus já é um polo de discussão de temáticas científicas acadêmicas da saúde e da Educação Física e vai firmando cada vez mais esse lugar” – complementa.

 

 

PARTICIPANTES

 

As mesas redondas, que terão como moderador o professor José Roberto, contam com as participações da gerente de ensino, pesquisa e inovação da Fundação Estadual para Inovação da Saúde (Inova Capixaba), Ana Carolina Ramos, da coordenadora da Inova Capixaba Juliana Teixeira Dutra, do presidente do Conselhor Regional de Educação Física Ibsen Lucas Pereira, do secretário de Esportes, Lazer e Juventudes de São Mateus, Jasson Barcellos, e da diretora do Crefito 15 Juliana Amaral da Silva.

Os minicursos estão a cargo do fisioterapeuta em traumato-ortopedia Lucas Salvador, da fisioterapeuta dermato-funcional Danieli Costa Glória, do fisioterapeuta em terapia manual Emanuel Felype Pinheiro, da fisioterapeuta pediátrica Emanuelly Pestana, do fisioterapeuta em respiratória e ventilação mecânica Bruno Prado, do fisioterapeuta em fisioterapia desportiva Jabson de Jesus Caetano, do fisioterapeuta em fisioterapia na UTI Henrique R., do recovery muscular Rafael Kock e da fisioterapeuta em fisioterapia neurológica Placida Bezerra de Andrade.

As oficinas serão ministradas pelo professor e treinador Jackson Moraes (voleibol), pela coordenadora de esportes e atleta Caroline Leal Mattedi (futsal), pelas professoras Camila Honório, Nathaly Souza, Cinthya Tonon e Bruna de Oliveira (Forró Pé de Serra), pelo educador físico com Kayo Nunes (Fisiologia do Exercício e pelo educador físico Tiago Medina (Personal Trainer).

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here