Numa ação de embate à violência contra a mulher, o coletivo Belas realiza um ato público neste sábado (14), de 7 às 11 horas, próximo do Banco do Brasil, no Centro. “Com recursos de audiovisual e adereços de representatividade que ilustram as pautas da luta feminina, mulheres do Município relembram também a morte de Marielle Franco, que, nesta data, completa dois anos sem resposta ao assassinato”, relata a organização, em mensagem à Rede TC.

Foto: Divulgação

Ainda conforme a organização, “a programação reage à data para trazer à comunidade os simbolismos da estrutura de patriarcado que impactam na inconsciência coletiva, gerando a objetificação dos corpos femininos à mercê da lógica sistêmica de posse e propriedade”. O coletivo Belas, na programação, propõe, com elementos afetivos e sensibilização, a troca de informações na proximidade que a ação busca.

“Na luta pela dignidade humana, com o debate pelo direito à existência autônoma, o coletivo Belas traz às ruas, na manhã de sábado, o crivo da coletividade e da formação de diálogo para o repensamento das nuances cotidianas que normatizam as violências contra as mulheres. Tendo estatística crescente em números de feminicídio, crime de ódio que impõe à mulher o não direito de existir, na ação, o grupo faz reverência às mulheres mateenses, vítimas da misoginia e discriminação de gênero” – complementa a organização.

Em painéis na avenida, será exibida uma produção audiovisual com as principais pautas da luta do coletivo mateense. “Com mulheres de formação diversa, o Belas tem encontros mensais para construção de sua identidade e, como diretriz, o mapeamento dos desafios locais para mitigação das ocorrências de gênero”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here