As chuvas que caíram no fim de semana devem dar uma trégua em grande parte do Espírito Santo no decorrer desta semana. É o que indica a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

No entanto, a metade sul do Estado ainda registra chuvas em alguns momentos do dia nesta segunda e terça-feira. A Microrregião Nordeste e o extremo norte capixaba já sentem aumento nas temperaturas e não há previsão de chuvas para o restante da semana.

Em boletim atualizado às 11h desta segunda-feira (10), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informa que Pancas é o município capixaba que registrou o maior acumulado de chuvas em 24h, alcançando a altura de 90mm de chuva. O órgão aponta que houve enchentes, com ruas e casas alagadas. O Cemaden afirma que não foi reportada informações sobre pessoa desabrigada ou desalojada.

 

No sul do estado foram confirmados pontos de alagamentos, queda de árvores, deslizamentos de terra em vários municípios. O nível de diversos rios subiu deixando algumas localidades em alerta. De acordo com o relatório do Cemaden, o Espírito Santo já tinha até o final da manhã desta segunda-feira 1.499 pessoas atingidas diretamente pelas consequências das chuvas, sendo 1.265 desalojadas e 234 desabrigadas.

Leia também:   Jovens quilombolas se unem para realizar filme no norte do Espírito Santo

O município de Castelo foi o mais impactado, com 610 pessoas desalojadas e 206 desabrigadas. Outros municípios que registram desalojados e desabrigados são: Muqui, Alegre, Afonso Cláudio, Bom Jesus do Norte, Apiacá e Mimoso do Sul. As pessoas desabrigadas foram encaminhadas para creches, escolas, abrigos e aluguel social.

 

SÃO MATEUS

No fim de semana, segundo o Cemaden, entre a madrugada de sábado e o início da manhã de domingo, o acumulado de chuvas em São Mateus chegou a 74mm.

Mesmo com o volume significativo de chuva, a secretária de Defesa Social, Danubia dos Santos Henriques, afirma que não houve nenhum chamado de emergência e que não há registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas no Município.

Ainda de acordo com ela, a obra que está sendo realizada na Ladeira do Besouro não foi interrompida devido às chuvas e os trabalhos seguem normalmente.

 

Foto do destaque: Prefeitura de Castelo/Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here